• Gossip Marketing
  • Posts
  • O Google lançou diversas novidades com IA. Mas isso será suficiente?

O Google lançou diversas novidades com IA. Mas isso será suficiente?

Na edição 27o da Gossip Marketing: Publicidade em biscoito da sorte, podcasters conquistando influência e mais...

Olá humano! Saudações a você que é novo por aqui. Fique à vontade para ouvir a música que eu estava escutando quando escrevi a news "August". Vamos para mais uma edição?

🥠 Biscoito da sorte - A publicidade está migrando para mensagens em biscoito da sorte

Gary Vee é o mago da produção de conteúdo nos EUA. Recentemente, ele investiu na OpenFortune, uma empresa que cria campanhas publicitárias em biscoitos da sorte.

Ativa desde 2017, a empresa tem parceria com 47.000 restaurantes, plataformas de entrega nos EUA e indústrias ao redor do mundo. Alguns dados são interessantes:

  • 35% dos seus parceiros de marcas retiraram verbas de patrocínios esportivos para investir em mensagens de biscoito da sorte.

  • 7% dos consumidores postam seus bilhetes em redes sociais.

  • 20% guardam seus bilhetes após uma refeição.

Agora a empresa está contratando o ChatGPT para aumentar o compartilhamento de suas mensagens.

Por que isso é quente?

Embora o biscoito da sorte não tenha um forte consumo cultural no Brasil, é interessante observar a migração da publicidade para espaços com mais apelo emocional. Considerando que os cookies estão próximos do fim e a publicidade interruptiva está cada vez mais cansativa, estudar novas formas de estar onde o público quer que as marcas estejam é um caminho promissor para o futuro.

🎙 Gravando - Podcasters estão conquistando mais influência que criadores de redes sociais

A Magna e a Vox Media fizeram um estudo recentemente e descobriram que os apresentadores de podcast são figuras influentes em moldar ações, crenças e decisões na vida das pessoas.

Embora a amostragem tenha sido pequena (2.000 pessoas), o estudo descobriu que as pessoas têm uma forte ligação com seus hosts favoritos, tanto para tomar decisões financeiras quanto pessoais. Alguns dados interessantes são:

  • 75% colocaram a influência dos podcasters acima dos criadores de mídias sociais e celebridades.

  • 70% dos entrevistados prestam mais atenção em anúncios de podcast do que de TV ou feed de mídia social.

  • Mais de 50% compraram um produto ou serviço depois de ouvir o anúncio em um podcast.

Será que esses dados apontam para um novo rei?

Por que isso é quente?

Mais uma vez, a ligação profunda entra em cena. O áudio é um dos 5 sentidos com poder de criar conexão entre as pessoas. O podcast tem uma grande adesão por parte do público brasileiro, mas antes de incorporar isso em sua estratégia de marca, vale a pena testar anúncios em algum programa de podcast para verificar os retornos do investimento.

💥 Conferência I/O 2023 - Google apresenta em suas principais novidades que incorporam IA

O Google apresentou esta semana suas novidades para a corrida de IA, além de lançar o Bard em 180 países, sem incluir o Brasil. (Não julgo, a criatividade dos brasileiros é quase uma ameaça.)

As novidades acompanharam o discurso do Google sobre a importância de uma abordagem responsável em relação à IA. Alguns recursos interessantes anunciados incluem:

  • Maps vai oferecer visão 3D de um destino, incluindo informações sobre o clima ou tráfego.

  • Lançamento do Magic Editor, um editor de imagens de IA que ajuda a fazer edições complexas sem necessidade de habilidades profissionais.

  • Obter imagens junto com o texto em respostas no Bard

  • Integrações com Docs, Maps, Drive, etc.

  • Snipets de IA nos resultados de busca criando uma jornada de pesquisa

Será que agora o Google alcança o cangote da OpenAI? Veja todas as novidades aqui.

Por que isso é quente?

Apesar de o mercado apontar que o Google está atrasado, as novidades provam o quanto a empresa quer fazer isso funcionar de forma responsável. Algumas coisas tiveram que ser adiantadas para acompanhar o ritmo da OpenAI, mas o risco de incorporar IA em tudo poderia matar o próprio modelo de anúncios do Google. Acredito que ele conseguiu encontrar um bom meio termo. O fato de o Bard ser gratuito e integrado aos aplicativos do Google, com atualizações em tempo real, isso cria uma vantagem para recuperar espaço nessa corrida de de IA.

🔥 O que andou aquecendo por aí:

Novidades do Meta: A empresa anunciou novidades para os anúncios em Reels. Entre eles, estão incluídos recursos de realidade aumentada, botões de CTA maiores e medição de terceiros.

Amazon Anywhere: Como o nome indica, a Amazon quer estar em todos os lugares. A empresa está testando a incorporação de produtos do mundo real em aplicativos móveis, mundos virtuais e videogames. O recurso já está em teste no jogo Peridot, da Niantic.

YouTube Block: O YouTube está tentando bloquear seu bloqueador de anúncios. Basicamente, quando algum aplicativo de bloqueio estiver ativado, o YouTube impede que você continue assistindo ao conteúdo. (Estou impressionada)

Marketing de oportunidade: O Burger King aproveitou a coroação do Rei Charles III para roubar a cena. A loja removeu "Burger" do nome e criou anúncios em outdoors pela cidade com o texto "De um para o outro". (Assertivo)

LinkedIn IA: A rede está testando um recurso de IA para ajudá-lo a escrever seu próximo post. Você compartilha suas ideias e obtém o primeiro rascunho de uma postagem no próprio campo de texto.

💨 Quando você compartilha, você ganha

Nada mais próspero em uma relação do que a reciprocidade. Portanto, se você indica essa news para outro profissional de marketing, você ganha acesso ao meu board pessoal de referências. Lá, eu atualizo constantemente sobre ferramentas, propagandas, posts de mídias sociais e muito mais.

Basta clicar aqui para começar!

Se você gostou desta edição, deixe-me saber. Te vejo na próxima segunda!

Reply

or to participate.