E se o ChatGPT for apenas uma bolha prestes a estourar?

Na edição 31o da Gossip Marketing: TikTok não é mais tão viral, ChatGPT pode ser uma bolha, jovem animando Homem-Aranha e muito mais...

Olá humano! Feliz em escrever mais uma edição hoje, no dia em que completo 22 anos. A música celebra esse momento: live more & love more. Bora pra mais uma news?

Resumo para preguiçosos:

  • TikTok não é mais tão viral

  • ChatGPT pode ser uma bolha

  • Jovem consegue animar cena do novo Homem-Aranha

💥 Efeito viral - As grandes gravadoras estão desistindo de perseguir a viralização no TikTok

O ano é 2020, pandemia, muitas pessoas em casa, muitas delas consumindo conteúdo, TikTok explode e junto com ele, vídeos de muitos artistas. As gravadoras viram nisso uma oportunidade de lançar hits para a estratosfera.

O lance é que felicidade não dura muito né? O ano é 2023 e essas mesmas gravadoras estão desistindo de emplacar hits por meio do algoritmo tiktokiano. O motivo?

  • A contratação de artistas lá atrás não está trazendo resultados. Porque quando todo mundo é viral, ninguém é viral. Ainda mais para quem faz música.

  • Muitos artistas contratados se tornaram estrelas de apenas um sucesso.

Por que isso é quente?

Todo mundo viu no TikTok a oportunidade de ser viral, com isso, supersaturou a plataforma de conteúdo, aumentou a disputa por atenção na For You, e o resultado: o algoritmo passa a recomendar conteúdo ultra recomendado focando nos nichos e preferências personalizadas. Além disso, apenas 14% das visualizações de um criador vêm de seus seguidores (como criar sem previsibilidade?), o que também significa dizer: ter muitos seguidores por lá dá status de influenciador, mas a prática pode ser decepcionante.

Impopular - E se o ChatGPT for apenas uma bolha prestes a estourar?

É sempre difícil falar de bolhas quando elas ainda estão acontecendo, mas o ChatGPT está com cheiro, cor e a aparência de uma bolha de hype.

Acontece que o Morgan Stanley fez uma pesquisa recentemente e os resultados são surpreendentes:

  • Apenas 19% dos entrevistados usaram o ChatGPT e 9% utilizaram o Bard.

  • A maioria das pessoas não tem planos de usar nenhum dos dois nos próximos 6 meses.

  • Quem costuma usar, utiliza em maior quantidade para aprender sobre algo novo.

(Já pode ligar para a Hotmart e avisar para cancelar os cursos de especialista em ChatGPT? 😂)

Por que isso é quente?

Brincadeiras à parte, a notícia me pegou de surpresa. A maioria das pessoas do meu círculo estão envolvidas em utilizar o ChatGPT e até mesmo eu sou uma entusiasta da ferramenta. O ponto é que o futuro está cada vez mais incerto e onde tem dinheiro correndo solto, é preciso cautela. (Mundo cripto e metaverso mandaram lembranças). Investidores emocionados vão tentar vender a ideia a qualquer custo para garantir que receberão o retorno de seus investimentos. Cuidado com as expectativas, pequenos gafanhotos.

👦🏼Jovem aprendiz - Como um garoto de 14 anos conseguiu vaga para animar uma cena em Homem-Aranha através do Aranhaverso

Imagina recriar o trailer do seu desenho favorito e isso te conseguir um trabalho? Foi exatamente isso que aconteceu com o Preston Mutanga, um garoto de 14 anos.

Ele recriou todo o trailer do filme usando animação de Lego e postou no Twitter. Os produtores assistiram e ficaram impressionados. Daí a equipe de filmagem decidiu que uma das dimensões deveria ter uma cena de Lego e então contataram o garoto para animar essa cena. Com o conhecimento de YouTube e um computador não tão de alto nível, Mutanga conseguiu surpreender os produtores e ser incluído como um dos melhores animadores do mundo.

Por que isso é quente?

Eu gosto dessa história porque ela é a prova de algo que eu "escutei" essa semana do Justin Welsh: pare de procurar um nicho e abrace sua obsessão. Reunir gente em torno da obsessão é mais fácil, porque você se diverte produzindo e as pessoas sabem disso, por isso elas querem te acompanhar, têm entusiasmo ali. E quando esse trabalho é compartilhado com outras pessoas, ele chama a atenção porque foge do barulho do mais do mesmo da internet. Experimente seguir sua obsessão (se ela for algo bom, obviamente).

🔥 O que andou aquecendo por aí:

Vision Pro: Essa pauta foi tão quente que eu quase não trouxe aqui. Mas o lançamento do óculos da Apple foi babadeiro. Imagina um óculos capaz de projetar filmes em 4K, gravar ou reproduzir vídeos 3D e mexer apenas com os olhos?

Apple: E por falar nela, o lançamento do Vision criou uma cortina de fumaça para algo grande que vai rolar com o Safari. A Apple anunciou que será o primeiro navegador a bloquear as janelas, bloquear o carregamento de rastreadores e remover completamente os rastreadores de URL. Detalhe, o Safari é o segundo navegador mais popular.

Chatbot: O Instagram está seguindo o Snapchat e o TikTok e está testando um chatbot de IA. Basicamente, é como se você fosse dormir e deixasse sua DM atendendo dúvidas e orientando seus clientes com mensagens mais efetivas do que as atuais.

Canais: Sendo coerente em fazer boas cópias, o WhatsApp está lançando o recurso "canais". É uma forma de organizações como ONGs, instituições de pesquisa e órgãos de verificação fazerem atualizações de conteúdo em massa.

TikTok: A plataforma liberou para todos os usuários com mais de 10 mil seguidores a opção de cobrar pelo conteúdo com um paywall. Será permitido fazer upload de vídeos de 20 minutos e cobrar entre US$ 1 e US$ 190.

Produza mais conteúdo com o mínimo de trabalho

Acabei de lançar um template de Linkedin no Notion gratuito e quem é inscrito da news vai receber adiantado.

🔎 O que você vai encontrar nele: uma tabela contendo tutorial de como usar, tag de linha editorial + campos para preencher conteúdo e métricas.

📥 Baixe o template gratuito aqui.

Se você gostou desta edição, deixe-me saber. Te vejo na próxima segunda!

Reply

or to participate.