- Gossip Marketing
- Posts
- A próxima colaboração entre cinema e jogos pode revolucionar o mercado de conteúdo
A próxima colaboração entre cinema e jogos pode revolucionar o mercado de conteúdo
Na edição 52o da Gossip Marketing: Colaboração entre cinema e jogos, Hollywood versus criadores, Kim Kardashian + NBA e muito mais...
Olá, humano! Finalmente completamos 1 ano de Gossip Marketing. Estou feliz por tê-lo aqui, e também estou feliz por não ter desistido deste projeto. Vamos brindar com uma música? Segue a edição desta semana.
Resumo para preguiçosos:
Colaboração inovadora entre cinema e jogos
A disputa entre Hollywood e criadores
Marca de Kim Kardashian na NBA

Reprodução: Daily Express
🎮Entretenimento - A próxima colaboração entre cinema e jogos pode revolucionar o mercado de conteúdo
The Last of Us e tantos outros jogos mostraram que a colaboração entre games e cinema é super possível. No entanto, criar a história e depois adaptá-la para as telas leva tempo. E se pudéssemos ter os dois simultaneamente?
É isso que a equipe da Genvid Entertainment está tentando. A franquia de jogos Silent Hill pode ser responsável por inovar o mercado de jogos e cinema. A ideia é ter multijogadores online, escolhendo a própria aventura todas as noites às 21h durante meses. Os jogadores podem colaborar para sobreviver; quem interagir mais terá mais poder, e quem não puder estar online terá o jogo anterior para assistir e 24 horas para votar em grandes decisões na história. Cada transmissão será recortada em episódios narrativos tradicionais, como uma série. Além disso, será possível obter um resumo e bater papo com outros jogadores enquanto assiste. A primeira noite de jogos já começou. E aí, você vai entrar nessa?
Por que isso é quente?
Existe uma chance da ideia não funcionar com esse jogo em específico, mas na prática, é bom demais para não tentar com outras franquias até funcionar. Esse é um modelo inteligente de criar dois formatos de conteúdo enquanto cria um senso de comunidade. Os elementos são feitos para dar certo: tem rotina, tem espaço para gerar conversas, tem tomada de decisão do usuário e tem passividade para quem não gosta de ser ativo. É perfeito. Grande parte dos criadores que possuem negócios em torno do conteúdo utiliza essa estrutura hoje: conteúdo denso + derivações de canais com recortes de conteúdo denso. Se esse formato funcionar (e eu aposto todas as fichas que vai), veremos transformações acontecerem tanto no streaming quanto no mundo dos games. Esperamos as cenas dos próximos capítulos...
📺 Conteúdo - Hollywood vs. Criadores: quem vence a briga de maior produtor do entretenimento?
Parece impossível que Hollywood possa ser destronada como rainha do entretenimento internacional. Mas e se eu te falasse que os criadores de vídeo estão quase chegando lá?
É isso mesmo. Conforme um ensaio do ex-estrategista da Warner Media, Doug Shapiro, a alta qualidade já está quase se equivalendo. Além disso, enquanto Hollywood produziu 15 mil horas de novos episódios de TV e filmes no ano passado, 30 mil horas de conteúdo são carregadas no YouTube por hora. Segundo o raciocínio de Shapiro, se 0,01% desse conteúdo for de alta qualidade, já é possível duplicar a produção anual de Hollywood. De acordo com a Nielsen, o YouTube é o serviço mais transmitido nas televisões dos EUA, ou seja, ambos os produtores estão no mesmo lugar: a TV.
Por que isso é quente?
É só pensar na lógica das startups vs. grandes conglomerados; quanto menor você for, mais velocidade e possibilidade de errar você tem. Também gosto de acreditar que quanto mais se produz, melhor fica a produção. E é isso que os criadores têm feito nos últimos anos. Olha o exemplo das produções de Mr Beast, cada dia mais elaboradas. Não acho que seja uma guerra entre TV vs. mídia social, criadores vs. produtores de Hollywood, mas se o meio para transmissão será o mesmo e a qualidade é equivalente, quem acompanhar mais rapidamente as tendências pode ter maiores chances com o público.
🏀 Marcas - A moda íntima masculina de Kim Kardashian agora estará nas quadras da NBA
O que parecia brincadeira de influencer, agora, é uma marca de 4 anos que já vale mais do que American Eagle e Under Armour. Quem é a Skims na fila do pão?
Skims é a marca de roupas da Kim Kardashian que operava antes apenas no mercado feminino e que recentemente expandiu para o masculino. A parceria com a NBA já contempla o lançamento da primeira linha, além de garantir um acordo plurianual, a união com a WNBA e a USA Basketball. A marca será promovida em eventos marcantes com sinalização virtual nas quadras, bem como nas plataformas sociais e digitais da liga. A primeira campanha, intitulada "Every Body is Wearing Skims," une estrelas do basquete, futebol americano e o famigerado menino Ney no futebol.
Por que isso é quente?
Fale bem ou fale mal, no final do dia, a marca que consegue alcançar mais pontos de contato com o consumidor e gerar conversas entre cultura pop, entretenimento, moda e esporte é, sim, vencedora. E ambos ganham. A Skims ganha visibilidade, enquanto a NBA ganha criatividade. Espera-se que uma marca coordenada por um influenciador saiba falar a língua nativa da internet. O jogo para a NBA nunca é apenas nas quadras.
🔥 O que andou aquecendo por aí:
Instagram: está testando a opção de carrossel colaborativo, em que antes de publicar, você adiciona amigos e eles podem selecionar imagens para compor a publicação. A rede também atualizou os anúncios de lembretes, adicionando stories e push.
Conteúdo: se alguma vez você já se pegou vendo vídeos da NASA no TikTok, isso está prestes a ganhar uma evolução. A empresa está lançando seu próprio serviço de streaming chamado NASA+ para hospedar séries originais e conteúdos ao vivo.
Meta: pensando em cumprir as leis da UE, lançou oficialmente sua assinatura sem anúncios e sem rastreamento de dados para o Facebook e Instagram. Os valores estão entre 9,99€/mês e 12,99€/mês.
Redes Sociais: são agora obrigadas a declarar a quantidade de usuários ativos, graças à nova lei da UE. Já sabemos que o TikTok é mais popular na França (21,4 milhões) e Alemanha (20,9 milhões). Já o LinkedIn tem 397 milhões de usuários ativos por mês.
TikTok: permite que os usuários usem uma postagem como modelo, utilizando o mesmo tempo, transição, som, efeito e texto. (Uau!)

🎁 Bônus 3: Liberado! - Kit de sobrevivência no Digital
1 ano de news me ensinou muita coisa, principalmente as melhores ferramentas para sobreviver nesta jornada. Diante disso, eu compilei todas elas em um Notion e disponibilizei gratuitamente para que você também possa impulsionar sua produção de conteúdo. Para receber, basta clicar aqui.
❤ Compartilhar é se importar
Não seja a pessoa mesquinha que retém a informação só para si.
Se essa edição ampliou o seu repertório ou trouxe novas perspectivas, retribua isso para outra pessoa compartilhando.
Se você gostou desta edição, deixe-me saber nos comentários ou respondendo esse e-mail. Te vejo na próxima segunda!
Reply