• Gossip Marketing
  • Posts
  • Instagram quer ajudar os usuários a ter uma conta secreta

Instagram quer ajudar os usuários a ter uma conta secreta

Na edição 59o da Gossip Marketing: Instagram secreto, ferramentas de IA vestíveis, “nowstalgia” e muito mais...

Oi, humano! Última news do ano e teremos uma semana de recesso com retorno no dia 8 de janeiro. Nesse tempo, deixo você com esses reports para leitura. Quero agradecer pela sua presença junto comigo neste ano e espero você em 2024❤. A música desta edição é para mexer o quadril junto comigo. Bora?

Resumo para preguiçosos:

  • Instagram está testando um perfil secreto

  • A IA está evoluindo para objetos vestíveis

  • Nostalgia agora é “nowstalgia”

Créditos: Alessandro Paluzzi

🔐 Redes sociais - Instagram quer ajudar os usuários a ter uma conta secreta

O Instagram está cada dia mais perto do mundo invertido de Stranger Things. Isso porque ele quer criar o outro lado do perfil onde é possível navegar privado e livre de influenciadores. Eis aqui algumas descobertas feitas por Alessandro Paluzzi, engenheiro reverso de redes sociais.

  • O outro lado é como uma segunda versão da sua conta que pode ser acessada ao deslizar para baixo para mudar para o perfil privado. 

  • Como nos melhores amigos, as contas do outro lado permitem o compartilhamento de postagens com um grupo pré-selecionado de seguidores. 

  • Tem um botão de "remover todos" para você começar a seguir do zero. 

  • E claro, as regras e diretrizes da comunidade se aplicam ao outro lado também.

Por que isso é quente?

Isso nada mais é do que a oficialização de algo que já acontece hoje não oficialmente. Os chamados "finstas" são contas fakes usadas por adolescentes para compartilhar postagens mais reais e autênticas com um círculo de amigos próximos. Já falamos sobre isso aqui.

O Instagram está tentando acompanhar as gerações mais jovens, na medida em que eles estão mais reclusos para auto-exposição e estão tentando salvar a própria saúde mental dos excessos da internet.

Como tudo na vida, vejo prós e contras aqui.

Prós: mais controle para o usuário, privacidade, talvez mais conexão e relacionamento com pessoas próximas, menos influência negativa e mais confiança para compartilhar conteúdo autêntico.

Contras: mais privacidade é sempre um risco para aumentar as câmaras de eco, pode aumentar a dificuldade de moderação e claro, o maior desafio fica para as marcas, influenciadores e criadores de conteúdo que dependem de interações públicas e que podem perder isso se a zona privada deixar os usuários tão confortáveis ao ponto de não desejarem voltar para o lado da alta exposição.

Sobre os anúncios, acredito que eles seguem do outro lado também e com talvez maior chance de assertividade, uma vez que terá um número menor de pessoas seguindo.

🕶 IA - A tecnologia de IA está evoluindo para expandir do pensamento para o corpo inteiro

Pense no que foi o lançamento do iPhone. Pronto. É essa mesma corrida que as big techs estão tentando replicar com a tecnologia vestível de IA. A ideia é trabalhar com um dispositivo multimodal capaz de identificar gestos, gráficos, texto, imagem, áudio, etc.

  • OpenAI: Além de uma parceria com o Snap para reconhecimento de objetos, o CEO Sam Altman está trabalhando em algo com Jony Ive.

  • Microsoft: Está inaugurando um chatbot com tecnologia OpenAI para seus óculos HoloLens AR.

  • Google: Lançou recursos de IA para o telefone Pixel e está licenciando software para fabricantes de hardware.

  • Meta: Colaborou com a Ray-Ban na criação de um óculos inteligente.

  • Apple: Quem não ouviu falar sobre a grande promessa do Vision Pro este ano?

  • Amazon: Está caladinha produzindo itens, dentre eles, um óculos inteligente chamado "Echo Frames" que usa IA.

Por que isso é quente?

Não só o lançamento do iPhone, mas do smartphone de modo geral, alterou totalmente os hábitos e comportamento dos seres humanos.

Maslow choraria se visse que o celular ocupa hoje uma posição de necessidade quase fisiológica, tendo impacto em diversas áreas de consumo.

Os dispositivos vestíveis têm esse mesmo potencial. Uma vez que eles podem monitorar sinais vitais, atividade física, tradução em tempo real, navegação, aprimorar experiências de realidade virtual e realidade aumentada, melhorar a segurança, contribuir em compras online, ajudar a pensar a acessibilidade e por aí vai.

🔁Tendência - "Nowstalgia" é a versão 2x da tendência nostalgia

Duvido você lembrar: Qual foi o grande sucesso musical do carnaval deste ano? Essa dificuldade em lembrar tem tudo a ver com a tendência da "Nowstalgia". O que é isso?

  • Nostalgia é a tendência das pessoas de se apegarem a experiências e produtos do passado pelo conforto e, ao mesmo tempo, receio e insegurança que elas têm do futuro. 

  • “Nowstalgia” foi o nome dado por Leah Carroll da BBC para o fenômeno da cultura de se mover tão rápido ao ponto das pessoas sentirem falta de algo que elas não podem mais fazer ou não estar mais disponível. 

  • Por exemplo, o Covid limitou viagens, saídas, shows e experiências ao vivo. Logo, as pessoas começaram a sentir saudade do que elas tinham antes. 

  • Além disso, as redes sociais aumentam a percepção do tempo, fazendo as coisas parecerem mais antigas do que realmente são.

Por que isso é quente?

Se tudo passa tão rápido ao ponto das pessoas esquecerem rapidamente, isso significa maior possibilidade para marcas, criadores, influenciadores e toda indústria criativa de reintroduzirem produtos ou conteúdos clássicos.

Tanto produtos/conteúdos que ressoaram bem quanto os que falharam no lançamento podem ter uma segunda ou até mais chances de tentar sucesso com o público. Eu testei e fiz isso na prática aqui.

Mas cuidado, também não vai abusar do recurso a ponto das pessoas perceberem o que você está fazendo, como foi aqui (fofoqueiro de verdade vai ler os comentários para entender).

🔥 O que andou aquecendo por aí:

Google: publicou que empresas 24h listadas no Google Meu Negócio têm preferência nas classificações. Isso porque ele classifica as empresas abertas com mais frequência do que as fechadas. Mas não tente passar a perna mentindo nessa informação.

Youtube: está oferecendo 10 assinaturas mensais para criadores qualificados oferecerem a seus seguidores não assinantes, com o objetivo de torná-los pagantes. Além disso, o Youtube Premium lançou novos recursos bem legais aqui.

Instagram: está testando uma série de atualizações, como ferramentas anti-spam, IA que muda o fundo do story e modelos personalizados para o story.

WhatsApp: está testando recurso de fixar mensagens ou elementos em bate-papos, garantindo que coisas importantes fiquem no topo da sua visão por 24, 7 ou 30 dias.

TikTok: atualizou a visualização dos vídeos para dispositivos maiores, como tablets e aparelhos dobráveis.

❤ Compartilhar é se importar

Não seja a pessoa mesquinha que retém a informação só para si.

Se essa edição ampliou o seu repertório ou trouxe novas perspectivas, retribua isso para outra pessoa compartilhando.

Se você gostou desta edição, deixe-me saber nos comentários ou respondendo esse e-mail. Te vejo na próxima segunda!

Reply

or to participate.