- Gossip Marketing
- Posts
- O mínimo que você precisa saber para construir audiência nas mídias sociais em 2024
O mínimo que você precisa saber para construir audiência nas mídias sociais em 2024
Na edição 62o da Gossip Marketing: Tendências sociais, premiações, marcas adotando música, mascotes e muito mais...
Oi, humano! Não atingimos a quantidade de pessoas suficiente para um quadro exclusivo de marcas no BBB, mas isso também não significa que isso não pode virar um assunto, você vai ver. Essa música é meu novo vício. Bora pra mais uma edição?
Resumo para preguiçosos:
Tendências para redes sociais
Por que ganhar um prêmio ainda importa?
Marcas apelando para músicas e mascotes

📲 O mínimo que você precisa saber para construir audiência nas mídias sociais em 2024
Já montou sua estratégia de marketing para este ano? Se sim ou se não, tenho certeza de que vai querer dar uma olhada nessas tendências sociais antes. Se liga:
Youtube: autenticidade para se expor de forma consistente, documentar uma jornada (ex: ler 12 livros no ano) e vídeos com qualidade de TV pela popularidade que esse dispositivo tem ganhado.
Instagram: o SEO pode vir forte no feed de descoberta "For You", a proximidade com a audiência conquistada será impulsionada pelos canais privados (canais de transmissões e close friends), lives podem ganhar força novamente pela adição de recursos externos, aumento do UGC pago e ferramentas de IA.
TikTok: é um forte canal de descoberta pelo seu algoritmo atender à curiosidade na medida certa, além de ser o principal motor de busca da geração Z. O "como" importa, porque a rede é o lugar para desenvolver uma narrativa estruturada. Uma linha aberta de comunicação entre consumidor e marca.
Linkedin: qualidade acima de quantidade, mas consistência é importante para o algoritmo. Foco em resolver as dores do público com conteúdo educacional ou informativo e uma pitada de narrativa pessoal.
Por que isso é quente?
Uma ou outra coisa muda de uma rede para outra. Seja a adequação de um dispositivo ou recurso próprio que a plataforma possui.
Em 2024 e para os próximos anos, o maior desafio é manter os usuários engajados, o que, pelas previsões, não é um bom sinal, visto que está previsto um declínio de 50% dos usuários no consumo de mídias sociais.
Fazer uma rede funcionar este ano tem mais a ver com entender de pessoas e comportamentos, contar boas histórias e consistência do que com qualquer outra coisa. Isso é o que deu certo para o mercado publicitário, talvez, tudo que tenhamos que fazer é ouvir os segredos do passado.
⭐ Premiação - Qual a mensagem que o Emmy e todos os prêmios querem passar?
Se você já está no mercado há um tempo, já deve saber que um prêmio não é uma estátua. É por isso que, ano a ano, a audiência das premiações cai, mas sua relevância continua. Por quê? Aqui estão alguns motivos:
Avaliações: Peacock ganhou seu primeiro Emmy em Artes Criativas por "Poker Face" e "The Traitors", e foi o suficiente para essas obras estarem no topo da página do streamer.
Ego: Em Hollywood, agências e qualquer empresa, ganhar um prêmio é importante para sustentar o pagamento da vaidade e dar reconhecimento aos ofícios. Quem pode negar que ganhar um Emmy ou qualquer prêmio da sua indústria é importante?
Carreira: Antes de um artista considerar trabalhar em um estúdio, primeiro ele considera o quanto o estúdio está disposto a trabalhar por reconhecimento de prêmios. Não é só um projeto, mas como o projeto pode levar a carreira para um próximo nível.
Considerando que somos movidos por nossas ambições, é fácil afirmar uma vida longa às premiações.
Por que isso é quente?
Premiações se assemelham muito ao dinheiro; enquanto as pessoas estiverem enxergando valor, elas serão valiosas.
Gostando ou não, os prêmios trazem reconhecimento, autoridade, validação e visibilidade.
Este mês, o Linkedin reconheceu os chamados "Top Voice", um selo totalmente obscuro quanto aos seus critérios de escolha. O Linkedin foi extremamente assertivo em implementar esses selos, uma vez que eles são um verdadeiro ganha-ganha. Os profissionais ganham mais visibilidade para a carreira, e a rede ganha mais conteúdo qualificado e mais usuários engajados para conquistar os selos da rede.
Hora de ir atrás de umas estatuetas?
🔊 Marcas - Por que as marcas estão apelando para mascotes e recursos musicais?
Se ser visto para ser lembrado era uma verdade nos anos anteriores, que dirá agora em tempos digitais. Eu, você, os criadores e as marcas sabemos disso. Não só sabemos, quanto muitas delas estão se esforçando para ganhar destaque em um mercado cada vez mais concorrido, se liga:
Mascotes: um acordo entre o presente e o passado, as marcas querem resgatar as crianças que os consumidores foram um dia e perpetuar para as crianças de hoje. Por isso, a ideia de um mascote animalesco e dotado de personalidade tem feito parte da estratégia das marcas.
Músicas: se bem feito, o marketing musical pode ajudar marcas a ganharem um momento viral, o que consequentemente gera mais reconhecimento e compradores. A Pepsi se juntou a Chloe Bailey para lançar uma versão de "Footloose" com desafio no TikTok. A Monsters Cereal lançou um personagem DJ zumbi com perfil próprio no TikTok e um remix de "Monster Mash". A Coca-Cola tem seu próprio estúdio para gravar músicas originais.
Por que isso é quente?
Se você tem alguma dúvida de que uma identidade sonora funciona em todos os continentes, basta lembrar do "Americanaaaas: mercadoooooo!". A falência pode até vir, mas a lembrança fica.
E as marcas estão entendendo isso pouco a pouco. Seja por exigência de alguns canais, como o Reels ou TikTok, que incluem uma experiência sonora, seja por reduzir a competição visual pela sonora.
Reparando nas marcas do BBB deste ano, muitas delas estão apostando em repetir o sucesso da Americanas com jingles e slogans sonoros preparados para ganhar o gosto do público, como: "Bom pra Kwai", "Bota pra girar no modo Stone", "Respira, é Downy!".
🔥 O que andou aquecendo por aí:
OpenAI: Mal lançou sua loja e já tem que lidar com um problema que ela queria evitar: chatbots de namoradas virtuais. Para piorar seu BO, um ano político está chegando e a empresa quer evitar ser meio para a criação de deep fakes.
Microsoft: ultrapassou a Apple como a empresa mais valiosa do mundo, um aumento que bonifica o investimento da empresa em IA.
Apple: irá lançar seu Vision Pro agora em fevereiro com 150 filmes que podem ser assistidos em 3D e documentários no formato de "Vídeo imersivo".
Instagram: vai permitir cancelar o upload do story em andamento. Ideal para corrigir links ou erros ortográficos.
Linkedin: está melhorando suas postagens patrocinadas para geração de leads. Basicamente, a rede está implementando artigos com CTA que só podem ser desbloqueados com a inscrição do usuário.
Caso você seja novo (a):
Minha missão é reduzir o barulho gerado pelo excesso de informação, engajando na criação de um ambiente mais criativo por meio da curadoria e criação de conteúdo de valor.
Como posso te ajudar:
Acesse gratuitamente a caixa de ferramentas para sobreviver ao digital.
Acesse gratuitamente o board de referências para se inspirar.
Acesse gratuitamente o template de notion do Linkedin para começar a criar.
Acesse a playlist da Gossip Marketing
Procurando um profissional de marketing para a sua empresa? Entre em contato para patrocinar sua vaga.
❤ Compartilhar é se importar
Não seja a pessoa mesquinha que retém a informação só para si.
Se essa edição ampliou o seu repertório ou trouxe novas perspectivas, retribua isso para outra pessoa compartilhando.
Se você gostou desta edição, deixe-me saber nos comentários ou respondendo esse e-mail. Te vejo na próxima segunda!
Reply