- Gossip Marketing
- Posts
- O Roblox será o novo substituto do TikTok?
O Roblox será o novo substituto do TikTok?
Na edição 71o da Gossip Marketing: Roblox pode substituir TikTok, Youtube quer rotular vídeos de IA, Apple quer ter IA no iOS e muito mais...

O Spotify me odeia?
Olá, humano! O Spotify lançou uma ferramenta de oráculo que oferece respostas musicais. Curiosa que sou, perguntei a ele sobre o meu futuro (Tente você também usando o celular) e a resposta desagradável que recebi é a música da nossa edição. Bora pra mais uma news?
Resumo para preguiçosos:
Roblox vai substituir o TikTok?
Youtube exige rótulo de IA em vídeos alterados
Apple propõe acordo a Google para ter IA no iOS
Parece que foi ontem que todo mundo estava gritando aos quatro ventos que o TikTok era uma rede social infantil de dancinhas. Hoje, ele está prestes a ser banido nos EUA e uma plataforma com um enredo semelhante ao do início do TikTok está ocupando seu lugar. Que história é essa?
Roblox é uma plataforma de jogos sociais com foco na Geração Z. À medida que seus usuários envelhecem, ela está se transformando em uma plataforma de mídia social, imitando estratégias dos seus concorrentes, como o lançamento de um fundo para criadores.
O Creator Fund é um rebranding do seu antigo Game Fund. Agora mais amplo, ele conta com uma adição de US$ 35 milhões em doações.
O fundo é usado para cobrir ferramentas que possibilitem o Roblox expandir, como ser um local de compras, shows e experiências virtuais.
"Clip it" é um dos primeiros projetos a receber financiamento para criadores. É uma ferramenta de vídeos curtos que permite aos usuários criar conteúdos com seus avatares e mídia, como imagens, sons, animações e muito mais.
Por que isso é quente?
Os videogames, para todas as gerações, mas principalmente para a Geração Z e Alfa, são mais do que uma fonte de entretenimento, mas também novas formas de presença virtual. Seja para a busca de uma nova identidade ou como um novo canal de descoberta e monetização.
Por exemplo, para músicos, enquanto o Reels e o TikTok viralizaram clipes curtos, os jogos possibilitam consumir um álbum inteiro durante um jogo. Os shows virtuais também incluem jogos e mantêm as pessoas envolvidas.
Recentemente, Fortnite e Roblox têm sido palcos virtuais para uma série de shows, onde nomes notáveis da música como Diplo, The Kid Laroi e Weyes Blood revelaram seus lançamentos musicais inéditos em meio a eventos interativos e imersivos.
Além deles, Paris Hilton, a chamada "rainha do metaverso", disse que recebeu tanto buzz de seu mundo Roblox quanto receberia de uma campanha publicitária de US$ 60 milhões. (Uau!)
No estudo de caso publicado pela empresa de Hilton, o seguinte destaque chamou minha atenção: "Roblox é o líder indiscutível neste espaço. Ele chamou a atenção da Geração Z por mais minutos por dia do que o TikTok em 2023."
⛔ IA - Fim dos canais darks? O YouTube está exigindo rótulo de IA em vídeos gerados artificialmente
"Por que esses olhos parecem de IA?" "Por que esses dedos estão estranhos?" O YouTube está cortando a conversa de chapeuzinho vermelho e indo direto ao ponto com os criadores, exigindo rótulos em vídeos gerados por IA. Como assim?
Agora é REGRA. Conteúdos alterados, que usam imagens não realistas ou cenas realistas geradas por IA, são necessários utilizar um rótulo de "Conteúdo alterado".
Detalhe, desenhos animados gerados por IA ficam por conta dos pais descobrirem, uma vez que o YouTube liberou dessa obrigatoriedade.
Se o criador não adicionar o rótulo por conta própria, mas parecer suspeito, o YouTube pode colocar o rótulo ele mesmo e ainda penalizar o responsável por ignorar as regras.
Uso de IA em roteiros, geração de ideias, filtros, reparos de áudio com IA também não será necessário adicionar o rótulo.
Por que isso é quente?
Com as eleições dos EUA chegando, o YouTube não quer "sangue" em suas mãos. O uso de IA possibilitou novas ferramentas e agilidade para pessoas mal-intencionadas trabalharem em desinformação.
A falta de moderação dos conteúdos de IA para crianças é um tanto quanto preocupante, visto que recentemente a rede foi palco de produções infantis desagradáveis.
Existe ainda a preocupação caso a rede considere um vídeo que não foi adulterado por IA como sendo conteúdo alterado.
Além disso, muitos canais darks (conteúdo sem aparecer um ser humano) sobrevivem completamente de produções feitas por IA. Poderá o rótulo de IA significar o mesmo que significou para a indústria alimentícia adicionar "Alto em açúcar adicionado"?
🤝🏼 Marcas - Apple está perto de apertar a mão do Google em acordo de IA para o iOS
Após décadas no papel de cavaleiros do apocalipse, uma nova parceria de concorrentes pode surgir entre Apple e Google. Qual a novidade?
A Apple quer lançar uma nova versão do seu sistema operacional incluindo IA, porém ela não está confiante no seu suposto sistema Ajax Ai para integrar o iOS 18.
Agora, ela espera que um dos seus principais rivais seja um licenciador da tecnologia. Antes é preciso resolver questões de branding, acesso a dados, etc.
A empresa cogitou usar a OpenAI, mas as negociações com o Google estão mais avançadas para utilizar o Gemini.
O Google já paga bilhões para ser o navegador padrão no Safari. O novo acordo traria o Gemini para pesquisa e seria incorporado a Siri e outros aplicativos.
O sistema da Apple serviria para recursos de "segundo plano" no sistema operacional que exigem informações pessoais dos usuários.
Por que isso é quente?
O Google começou a corrida de IA em desvantagem e perdeu ainda mais pontos quando a OpenAI se juntou à Microsoft. Apertar a mão da Apple seria um fôlego para ganhar o jogo de virada.
Do ponto de vista de mercado, isso acende alerta para a supremacia que a IA está ganhando e levanta questões sobre a necessidade de regulações mais rigorosas em face de possíveis investigações antitruste.
Usar a tecnologia de terceiros indica que, por vezes, é necessário reconhecer os limites de abraçar o mundo inteiro utilizando os próprios braços e para uma empresa como a Apple, isso implica perda de parte do controle rigoroso ao qual ela tradicionalmente se agarra.
🔥 O que andou aquecendo por aí:
Google: está expandindo seus posicionamentos de campanha. A empresa fez uma parceria com a Disney que vai permitir aos anunciantes do Display e Vídeo 360 colocar suas campanhas para aparecerem nas propriedades da Disney.
TikTok: está com foco total em se tornar uma rede de pesquisa. A plataforma adicionou junto à tela final da marca d'água do vídeo, o termo de pesquisa para encontrar o vídeo reproduzido.
Instagram: está experimentando reels de 3 e possivelmente de 10 minutos. Além disso, também está testando aumentar as postagens de carrossel para 15 imagens. (Prolixidade ou tempo de tela?)
Facebook: alterou UI para retornar o famigerado botão de "cutucar". Para os atuais jovens que não viram o recurso nascer, eles estão aproveitando. (Finalmente me escutaram haha)
Threads: lembra dele? A plataforma da Meta acaba de dar um passo rumo a copiar o X adicionando nos EUA seu recurso "Trends Now", permitindo gerar conversas em tempo real a partir de tópicos em alta.

Mais de 30 aplicativos de IA para ajudar na sua produtividade
Eu vasculho a internet semanalmente em busca de ferramentas para ajudar na minha produtividade. Agora, eu disponibilizei-as para que você possa ter acesso. São desde sites que adaptam conteúdo longo para curto até a criação de sites com um prompt.
Para ter acesso é simples e gratuito: basta inserir seu endereço de e-mail na newsletter e indicar mais um amigo para receber diretamente na sua caixa de entrada.
Caso você seja novo (a):
Minha missão é reduzir o barulho gerado pelo excesso de informação, engajando na criação de um ambiente mais criativo por meio da curadoria e criação de conteúdo de valor.
Como posso te ajudar:
Acesse gratuitamente a caixa de ferramentas para sobreviver ao digital.
Acesse gratuitamente o board de referências para se inspirar.
Acesse gratuitamente o template de notion do Linkedin para começar a criar.
Acesse a playlist da Gossip Marketing
Procurando um profissional de marketing para a sua empresa? Entre em contato para patrocinar sua vaga.
❤ Compartilhar é se importar
Não seja a pessoa mesquinha que retém a informação só para si.
Se essa edição ampliou o seu repertório ou trouxe novas perspectivas, retribua isso para outra pessoa compartilhando.
Se você gostou desta edição, deixe-me saber nos comentários ou respondendo esse e-mail. Te vejo na próxima segunda!
Reply