- Gossip Marketing
- Posts
- Por que os jovens estão alterando a comunicação moderna?
Por que os jovens estão alterando a comunicação moderna?
Na edição 73o da Gossip Marketing: Jovens rejeitam a letra maiúscula, Hollywood está ouvindo os fãs de jogos, Youtube reaproveita recurso de multiview e muito mais...

Olá, humano! Essa sou eu me divertindo lendo mais de 21 edições de newsletter e vasculhando a internet para trazer uma curadoria legal pra você. Enquanto isso, toca sem parar essa música nos meus fones. Bora pra mais uma news?
Resumo para preguiçosos:
Jovens rejeitam a letra maiúscula
Hollywood está ouvindo os fãs de jogos
Youtube reaproveita recurso de multiview
🚫 Tendência - Por que os jovens estão parando de usar letra maiúscula?
escrever um início de frase com letra minúscula parece errado pra você? Ao longo dos anos, as gerações mais jovens têm desligado o shift e evitado a formalidade que a letra maiúscula traz. O que rolou?
Escrever com letra maiúscula para os norte-americanos é sinal de que a vida adulta bateu na porta.
Segundo os lexicógrafos, usar minúscula é um sinal de recriação precisa da fala falada.
Os fabricantes de smartphones estão incluindo uma predefinição para que as pessoas possam manter sua escrita em letras minúsculas com aqueles que se sentem mais confortáveis.
A Geração Y e Z acredita que as letras minúsculas fazem os textos parecerem mais casuais e o tom da conversa mais leve. Por isso, estão ativando a maiúscula apenas quando desejam empregos mais desejados..
Artistas como Billie Eilish e Olivia Rodrigo usam títulos de músicas com letras minúsculas. O Spotify também costuma utilizar títulos minúsculos em playlists e até o Sam Altman, CEO da OpenAI, publica tweets em letras minúsculas.
Por que isso é quente?
Usar certo tipo de emoji, excesso de pontuação ou escrever em caps lock, tudo isso representa algo na internet. Entender a comunicação moderna é um trabalho maior do que entender de gramática.
Se o significado das palavras vai mudando conforme o uso das gerações, algo que funcionou bem no presente pode colocar uma marca ou criador em maus lençóis futuramente.
Recentemente, uma propaganda do Enem antiga viralizou e virou meme depois que o termo "arrasta pra cima" foi cooptado pelo mundo virtual com significado de que algo acabou ou morreu. O que antes representava algo positivo agora tem um sentido negativo.
Com todas essas mudanças na semiótica, a publicidade moderna exige mais do que criatividade, é necessário mais do que nunca de intencionalidade.
🎬 Entretenimento - Hollywood aprendeu o jogo: consultar os fãs antes de lançar filmes baseados em jogos
Desde que os filmes de heróis deixaram de ser a menina dos olhos de Hollywood, uma vaga está para ser preenchida. As apostas estão em conectar com sucessos já existentes, como adaptar um jogo para filme. Qual a novidade?
No ano passado, os filmes baseados em videogames arrecadaram US$ 712,2 milhões nas bilheterias dos EUA, o que representa o dobro do ano anterior.
Os estúdios estão fazendo a lição de casa, envolvendo os fãs na aprovação por meio de testes de designs, personagens e elementos conflituosos da história em comunidades no Reddit, Discord e grupos focais tradicionais.
O filme do Sonic é o exemplo que os estúdios querem evitar. Quando lançaram o primeiro trailer do filme, os fãs reclamaram do visual do personagem até o diretor decidir refazer o design. A mudança transformou Sonic em uma franquia de quase um bilhão de dólares.
Se há um jogo que Hollywood entende muito bem, é o do dinheiro em jogo.
Por que isso é quente?
Às vezes, o fato de não ter um orçamento de milhões em mãos faz as equipes de marketing serem mais descuidadas com onde investem tempo ou dinheiro.
Quantas vezes o cliente está dizendo abertamente o que ele precisa, e as marcas insistem em fazer algo sem valor porque parece uma puta ideia?
A vantagem é que o teste está disponível a todos igualmente. Vai lançar um curso? Teste uma mentoria ao vivo primeiro. Vai lançar um produto? Teste um MVP. Seja o que for, tente uma versão teste em que as pessoas envolvidas no processo possam julgar se elas vão consumir.
Eu mesmo tenho feito isso com as coisas que consumo. Antes de ler um livro que promete o puro suco da alta performance, vejo se o autor tem um TED Talks.
📺 Entretenimento - Youtube reaproveita recurso de multiview para cobertura do Coachella
Se "Amor para Recordar" provou que é possível estar em dois lugares ao mesmo tempo, o Youtube também consegue. O que aconteceu?
O Youtube está trazendo seu recurso de multiview da parceria com a NFL Sunday para a cobertura do Coachella.
Dos seis palcos cobertos no festival, os usuários poderão usar o "multiview" em aparelhos de TV conectados para assistir até quatro palcos diferentes (o áudio funciona apenas em um de cada vez).
A plataforma recorreu ao Highsnobiety, um portal que cobre artistas, para acompanhar o evento no local, criando conteúdo BTS exclusivo e perfis de artistas para Shorts.
Além disso, os espectadores poderão comprar produtos exclusivos de artistas como Lana Del Rey, Doja Cat e Tyler, the Creator por meio do Youtube Shopping utilizando um botão de compra ou QR code.
Por que isso é quente?
O Youtube deseja mais do que tomar o lugar da TV, ele quer provar que também é mais eficiente para compras e métricas.
A parceria com o Coachella já é um acordo de 12 anos que beneficia ambos: ajuda a atrair milhões de espectadores para a plataforma enquanto traz experiência para fãs internacionais que não podem comparecer ao festival.
A cobertura da Coachella, segundo Ali Rivera, chefe de música ao vivo e parcerias do Youtube, diz que é um esforço da empresa para expandir o alcance em experiências ao vivo e tornar a cobertura musical e esportiva mais interativa.
Não fique surpreso quando o Youtube conquistar os direitos de grandes eventos que antes só passava pelas mãos da TV.
🔥 O que andou aquecendo por aí:
Apple: está apostando na sua próxima grande novidade: um robô automatizado que segue as pessoas em suas casas e conclui tarefas. (É para ficar feliz ou assustado?)
Instagram: melhorou a pesquisa de hashtags mostrando os conteúdos completos como se fosse no explorar. Além disso, está testando a opção de comentar em imagens específicas do carrossel.
Youtube: está lançando um recurso chamado "somente para membros" que permite colocar um acesso pago para reproduzir shorts.
LinkedIn: está testando um feed de vídeo vertical semelhante ao do TikTok. (De novo isso? 🙄)
OpenAI: está planejando criar uma ferramenta chamada "Voice Engine" que pode clonar a voz de uma pessoa utilizando um áudio de 15 segundos.

Mais de 30 aplicativos de IA para ajudar na sua produtividade
Eu vasculho a internet semanalmente em busca de ferramentas para ajudar na minha produtividade. Agora, eu disponibilizei-as para que você possa ter acesso. São desde sites que adaptam conteúdo longo para curto até a criação de sites com um prompt.
Para ter acesso é simples e gratuito: basta inserir seu endereço de e-mail na newsletter e indicar mais um amigo para receber diretamente na sua caixa de entrada.
Caso você seja novo (a):
Minha missão é reduzir o barulho gerado pelo excesso de informação, engajando na criação de um ambiente mais criativo por meio da curadoria e criação de conteúdo de valor.
Como posso te ajudar:
Acesse gratuitamente a caixa de ferramentas para sobreviver ao digital.
Acesse gratuitamente o board de referências para se inspirar.
Acesse gratuitamente o template de notion do Linkedin para começar a criar.
Acesse a playlist da Gossip Marketing
Procurando um profissional de marketing para a sua empresa? Entre em contato para patrocinar sua vaga.
❤ Compartilhar é se importar
Não seja a pessoa mesquinha que retém a informação só para si.
Se essa edição ampliou o seu repertório ou trouxe novas perspectivas, retribua isso para outra pessoa compartilhando.
Se você gostou desta edição, deixe-me saber nos comentários ou respondendo esse e-mail. Te vejo na próxima segunda!
Reply