• Gossip Marketing
  • Posts
  • Por que o McDonald's está mudando sua marca para WcDonald's?

Por que o McDonald's está mudando sua marca para WcDonald's?

Na edição 68o da Gossip Marketing: McDonald 's agora é WcDonald's, IA nas redes sociais, mudanças no Linkedin e muito mais...

Olá, humano! Com o atraso da última edição não sei se você conseguiu acompanhar, mas aqui está. Essa música é tão gostosinha, ouve aqui. Bora pra mais uma edição?

Resumo para preguiçosos:

  • McDonald's mudando para WcDonald's

  • Recursos de IA nas redes sociais

  • Atualizações do novo algoritmo do Linkedin

Créditos: McDonald’s

🍔 Marcas - Por que o McDonald 's está mudando sua marca para McDonald' s?

O McDonald 's é constantemente parodiado em animes e mangás com a marca McDonald' s. Com o entretenimento japonês crescendo cada vez mais em popularidade, a marca resolveu abraçar sua paródia de vez em uma nova campanha, reformulando a marca temporariamente. Como isso funciona?

  • Os restaurantes terão um mapeamento de projeção 360 e projeção imersiva de mesa para o universo dos animes. 

  • A identidade visual foi inspirada em quatro curtas de anime, acessíveis através de um QR Code nas embalagens. 

  • Serão lançados quatro mangás digitais semanalmente ilustrados pelo artista japonês Acky Bright, que já trabalhou para DC Comics e The Gorillaz. 

  • Os restaurantes também contarão com um cardápio fixo, um novo molho de pimenta, e todas as embalagens de alimentos serão ilustrações de mangás em que o restaurante fictício apareceu. 

  • A campanha será lançada em 30 mercados (Brasil não está incluso), começando em 26 de fevereiro e terminando em 18 de março.

Por que isso é quente?

O sucesso mundial do McDonald 's se deve a diversos fatores, e um deles é abraçar a cultura do local em que ele se instala. 

A marca aproveitou uma tendência crescente e um contexto para criar uma campanha super direcionada. Lembra quando falei na notícia anterior sobre microtribos? É disso que estou falando. 

Para o sucesso da campanha, a marca convidou um artista local, especializado em parodiar marcas, e foi pioneira em fazer isso no gênero de entretenimento japonês.

Não é cultura pop por cultura pop, mas sim um alinhamento da marca em criar conexões profundas e autênticas com seus fãs enquanto se instala em todas as culturas do mundo. 

Qualquer marca pode fazer isso quando resolve ouvir e acompanhar o que sua comunidade está dizendo.

📱 Rede social - Como as redes sociais estão adotando IA

Assim como o ouro, especiarias e as descobertas dos continentes, a IA promete movimentar uma nova corrida pela inovação. A linha é tênue entre beber água limpa ou cavar um poço fundo sem encontrar água alguma. As redes sociais são as principais concorrentes nessa corrida. Veja o que elas estão fazendo:

  • Facebook: criação de texto e imagem por IA para anúncios, chatbot de IA inspirado em celebridades, adesivos de IA e fotos de perfil geradas por IA.

  • Instagram: filtros de imagem por IA, ferramentas de criação de plano de fundo e opções de criação e edição por IA.

  • LinkedIn: composição de postagens por IA, assistente de Inmail por IA, resumos de artigos por IA, ferramentas de elaboração de perfis por IA, recursos de contratação por IA e sugestões de anúncios de emprego.

  • TikTok: imagens de perfil por IA, ferramentas de efeitos por IA, geração de músicas por IA, teste de experiência de chatbot integrado e pesquisa conversacional.

  • X: possui seu próprio chatbot chamado "Grok", que em breve poderá criar atualizações na rede.

Por que isso é quente?

Perceba como os recursos trazidos pelas redes sociais visam otimizar o tempo do usuário ou trazer algum tipo de diversão.

O que percebo é que os recursos de IA que necessitam que o usuário saiba o que ele quer fazer são menos difundidos, ao contrário de um recurso que usa IA e permite que o usuário desfrute da tecnologia já inserida em algo que eles usam.

Por exemplo: usar o ChatGPT em sua melhor performance depende do conhecimento do usuário em fornecer bons prompts. Já o Duolingo, utilizou a API do ChatGPT e implementou em recursos no aplicativo como "explique minha resposta" e "Roleplay".

Esses dois recursos foram responsáveis pelo aumento das ações da marca na última divulgação de resultados.

O que isso significa? Que se você deseja inserir IA na sua marca, é bom que faça isso inserindo em algo que os seus usuários já usam. Se o seu suporte recebe muitas dúvidas de alunos, por que não treinar um chatbot com o seu conteúdo existente? Isso tudo agora é possível com a criação de chatbots personalizados, algo que já discutimos anteriormente aqui.

⚙ Rede social - O novo algoritmo do LinkedIn pode fazer uma publicação ter alcance infinito

Uma próxima atualização do LinkedIn pode fazer as publicações aparecerem para os usuários direcionados por meses e até anos. Como assim? 

  • A rede está construindo um recurso chamado "postagem sugerida", que pode funcionar a curto prazo para expandir a base de usuários que precisam do conteúdo, mas o objetivo é focar no longo prazo. 

  • No longo prazo, a ideia é que ao criar um conteúdo sobre um tema que funcione como um guia para outros profissionais, ele reapareça para outros usuários sempre que eles demonstrarem interesse neste mesmo tema. Ainda é um teste, mas a ideia é que, em vez de atingir um grande público, atinja um público constantemente hiper-direcionado. 

  • O LinkedIn também divulgou recursos que estão funcionando e que estão planejando para funcionar, como: um botão personalizado no premium, um novo selo verificado para o seu perfil, a capacidade de impulsionar a postagem de outra pessoa, mais recursos de newsletter e a expansão do modo criador.

Por que isso é quente?

Sempre que uma rede social lança uma atualização, tente perceber para onde ela está querendo ir. Geralmente, as atualizações são pistas desse caminho. 

Desde 2023, o LinkedIn lança atualizações no algoritmo com intenções de recompensar a experiência pessoal dos profissionais e o conteúdo bem elaborado. 

O objetivo da rede atualmente é conectar profissionais do mundo às oportunidades econômicas. Isso significa alcançar um recrutador, um comprador potencial, etc. Um público menor, mas direcionado. 

Vejo essa mudança como algo extremamente positivo. Penso que isso vai funcionar de maneira semelhante ao que o YouTube faz hoje com as recomendações, o que é ótimo, porque aumenta a vida útil do conteúdo. 

Se pretende criar para a rede, não há conselho melhor do que do próprio editor-chefe do LinkedIn, Dan Roth: "Se você puder simplesmente compartilhar conhecimento com o mundo, garanto que as coisas vão dar certo. Elas nem sempre funcionam para todas as postagens, mas ao longo de cada postagem, vão funcionar para você."

🔥 O que andou aquecendo por aí:

X: está copiando o Threads exibindo as imagens em formato de carrossel.

Instagram: também está testando copiar mais um recurso do Snapchat. O Friend Map é um recurso que permite aos usuários compartilharem onde estiveram com seus amigos.

Telegram: vai dividir metade de suas receitas com os proprietários de canais por veicular anúncios em seus canais.

YouTube: lançou seu aplicativo de edição de vídeo Create para vários outros países. Os vídeos editados por lá podem ser publicados automaticamente no YouTube.

Google:está testando uma barra de menu de pesquisa de fóruns com sessões do Reddit.

Mais de 30 aplicativos de IA para ajudar na sua produtividade

Eu vasculho a internet semanalmente em busca de ferramentas para ajudar na minha produtividade. Agora, eu disponibilizei-as para que você possa ter acesso. São desde sites que adaptam conteúdo longo para curto até a criação de sites com um prompt.

Para ter acesso é simples e gratuito: basta inserir seu endereço de e-mail na newsletter e indicar mais um amigo para receber diretamente na sua caixa de entrada.

Caso você seja novo (a): 

Minha missão é reduzir o barulho gerado pelo excesso de informação, engajando na criação de um ambiente mais criativo por meio da curadoria e criação de conteúdo de valor.

Como posso te ajudar: 

❤ Compartilhar é se importar

Não seja a pessoa mesquinha que retém a informação só para si.

Se essa edição ampliou o seu repertório ou trouxe novas perspectivas, retribua isso para outra pessoa compartilhando.

Se você gostou desta edição, deixe-me saber nos comentários ou respondendo esse e-mail. Te vejo na próxima segunda!

Reply

or to participate.