• Gossip Marketing
  • Posts
  • Up Summit - O que é possível extrair do maior evento goiano?

Up Summit - O que é possível extrair do maior evento goiano?

Na edição 70o da Gossip Marketing: Ideias do Up Summit, Facebook brechó, Spotify com videoclipes e muito mais...

Olá, humano! Passei os últimos 3 dias em um evento aqui em Goiânia e trouxe alguns pensamentos que passaram pela minha cabeça. A música dessa edição é uma feliz descoberta. Bora pra mais uma news?

Resumo para preguiçosos:

  • Ideias do Up Summit, maior evento goiano

  • Facebook é um brechó querido dos jovens

  • Spotify é a próxima MTV dos videoclipes

Créditos: Future Party

🎤 Evento - Up Summit - O que é possível extrair do maior evento goiano?

Up Summit é um evento de empreendedorismo, vendas e marketing em sua segunda edição que aconteceu nos últimos 3 dias (15, 16 e 17) aqui em Goiânia. Nomes como Joel Jota, Paulo Muzi, Thiago Reis, João Kepler e Caito Maia foram alguns dos palestrantes. Em torno de 2000 pessoas ouviram a mesma coisa, e aqui está o que chamou minha atenção:

  • Chilli Beans: a marca conseguiu resolver um desafio de chegar em cidades com menos de 55 mil habitantes apostando em contêineres ecológicos. Outro ponto destacado foi a transformação em ótica, que a marca apostou após o período pandêmico e a partir da descoberta de que 50% das pessoas teriam problemas visuais em razão do uso de eletrônicos. E por último, as próximas campanhas da marca terão muito uso de IA depois que eles contrataram fotógrafos para operar aplicativos de imagens generativas e conseguiram resultados satisfatórios.

  • Automação: o uso de automação tem sido uma aposta entre a maioria dos palestrantes. Agora, a palavra final é apontar o celular para um QR Code, ser direcionado para a DM do Instagram e digitar "Eu Quero" seja para receber o slide da palestra em troca dos dados ou uma oferta para a loja física.

  • Lançamento: se antes uma palestra era o fim, agora ela é o meio. Isso porque os palestrantes estão aproveitando a audiência para um lançamento presencial. Eles oferecem um conteúdo de topo e meio de funil para então no final ter um CTA de "entre na minha mentoria".

Por que isso é quente?

Chilli Beans é uma marca que sempre participa das maiores conversas que estão rolando no mercado, e tudo isso porque ela sabe ouvir tanto o público interno, quanto o externo e as tendências previstas. Caito revelou que é um grande consumidor de WGSN

Também é engraçado perceber como antes o pavor de muitas marcas era ter a imagem do fundador junto à do negócio. Com o mercado de educação em alta, esse véu está se rasgando. Agora é mais interessante para o fundador construir influência na sua marca pessoal utilizando a marca como respaldo para a venda de conteúdo.

Perceber que esse foi o maior evento do gênero aqui em Goiânia me fez pensar sobre a desigualdade entre os estados. Gosto de enxergar isso como uma vantagem, porque significa que temos benchmarking de estados que fazem isso com frequência e excesso de oportunidades para fazer aqui o que já foi feito ou até o que ainda não foi feito.

📱 Rede social - Por que os jovens adotaram o Facebook como um brechó?

O sonho da Meta era conseguir fazer um social shop, mas será que ela já percebeu que conseguiu? Por anos o Instagram tentou emplacar loja na rede, até desistir do recurso no ano passado. No entanto, o marketplace do Facebook continua forte ano após ano e agora com total apoio da Geração Z. O que rolou?

  • É comum entre os jovens usar muito o marketplace do Facebook para economizar dinheiro e ser mais sustentáveis. Uma tendência impulsionada pelo mercado de segunda mão e recessão econômica.

  • O Marketplace tem um bilhão de usuários mensais. Nos EUA, depois do eBay, a plataforma é a segunda mais popular.

  • A adoção da plataforma se deve aos itens baratos, integração com o Messenger, divulgação simultânea nos grupos e a confiança transmitida pelos perfis conectados ao FB (incluindo classificações dos compradores e vendedores).

Por que isso é quente?

O mercado de segunda mão ainda é muito nichado (Enjoei, Estante Virtual, etc.). Apesar da maioria dos marketplaces oferecerem a possibilidade de venda de usados, a venda de novos produtos ainda são maioria.

O Facebook tem em mãos a oportunidade de ser o próximo Mercado Livre dos usados ou os marketplaces têm a possibilidade de atrair esse público do Facebook para suas plataformas utilizando os recursos que fazem a rede ter sucesso.

Para o Facebook falta apenas um checkout, para os outros canais falta confiança do consumidor, integração e uma ampla audiência rs.

📺 Tendência - Spotify é a próxima plataforma a morder um pedacinho do mercado de vídeos

O Spotify está com carinha de MTV. Isso porque a plataforma começou a disponibilizar vídeos para os assinantes premium em dispositivos móveis, desktops e TV. A facilidade do novo recurso promete um formato viral novamente. Como assim?

  • Onze mercados ganharam uma versão beta de videoclipes, incluindo Reino Unido, Alemanha, Brasil, Indonésia e Quênia.

  • O recurso é facilmente encontrado no "reproduzindo agora" de uma música, alternando entre o vídeo (vertical ou horizontal) e a música.

  • A versão beta ainda não inclui todos os artistas, mas em breve vai ser expandida para milhares de faixas.

Por que isso é quente?

Todo mundo quer um pedacinho do mercado de vídeos. E o Spotify não é diferente. Outras plataformas como YouTube Music e Apple Music já incorporam videoclipes em suas ofertas. O que diferencia o Spotify é sua abordagem de colocar áudio e vídeo juntos, ao invés dos outros que aparecem separados.

Enquanto essa integração melhora significativamente a experiência de descoberta e visualização do usuário, levanta questões sobre o modelo de monetização, especialmente porque, diferentemente do YouTube ou TikTok, o Spotify ainda não introduziu publicidade em seu conteúdo de vídeo.

🔥 O que andou aquecendo por aí:

OpenAI: trouxe Sam Altman de volta para o conselho administrativo e mais outros três. Como previsto, isso torna ele mais poderoso do que antes da sua demissão no ano passado. Perdeu essa treta? Veja aqui.

TikTok: está fazendo o caminho reverso de copiar o Instagram lançando o "TikTok Photos". A nova rede promete crescimento de audiência e sincronizará as imagens públicas dos usuários.

Instagram: está testando um adesivo com tecnologia de IA para remover fundos, porém sem previsão de lançamento ainda.

Google meu negócio: implementou uma seção de atualizações de redes sociais com postagens mais recentes do TikTok, Instagram e Facebook.

Pesquisa: o Google está sendo ameaçado pela IA. Segundo a consultoria Gartner, até 2026 os meios de pesquisas tradicionais cairão impressionantes 25%. Além disso, o Google atualizou a pesquisa para filtrar 40% do conteúdo não original ou de baixa qualidade gerado pela IA.

Mais de 30 aplicativos de IA para ajudar na sua produtividade

Eu vasculho a internet semanalmente em busca de ferramentas para ajudar na minha produtividade. Agora, eu disponibilizei-as para que você possa ter acesso. São desde sites que adaptam conteúdo longo para curto até a criação de sites com um prompt.

Para ter acesso é simples e gratuito: basta inserir seu endereço de e-mail na newsletter e indicar mais um amigo para receber diretamente na sua caixa de entrada.

Caso você seja novo (a): 

Minha missão é reduzir o barulho gerado pelo excesso de informação, engajando na criação de um ambiente mais criativo por meio da curadoria e criação de conteúdo de valor.

Como posso te ajudar: 

❤ Compartilhar é se importar

Não seja a pessoa mesquinha que retém a informação só para si.

Se essa edição ampliou o seu repertório ou trouxe novas perspectivas, retribua isso para outra pessoa compartilhando.

Se você gostou desta edição, deixe-me saber nos comentários ou respondendo esse e-mail. Te vejo na próxima segunda!

Reply

or to participate.