- Gossip Marketing
- Posts
- Google vs OpenAI: quais as novidades de IA que vêm por aí?
Google vs OpenAI: quais as novidades de IA que vêm por aí?
Na edição 79o da Gossip Marketing: Lançamentos de IA do Google e OpenAI, Millennials reformando apartamento alugado, Samsung responde a comercial da Apple e muito mais...
Olá, humano! Depois de uns meses sem gripar, entramos na temporada de gripe outra vez. E por falar em temporada, mais alguém está acompanhando Bridgerton? Essa música não para de tocar enquanto escrevo. Bora pra mais uma news?
Resumo para preguiçosos:
Lançamentos de IA do Google e OpenAI
Millennials reformando apartamento alugado
Samsung responde a comercial da Apple
🤖 IA — Google vs OpenAI: quais as novidades de IA que vêm por aí?
Essa semana, o Google e a OpenAI realizaram conferências para apresentar novidades sobre seus produtos. O que tem de novo?
A OpenAI anunciou uma versão mais recente do GPT-4, que agora funciona em 50 idiomas. Isso significa que ele consegue traduzir projetos facilmente.
Além disso, os desenvolvedores criaram mais de um milhão de GPTs personalizados, incluindo um assistente de ensino de IA criado pela Khan Academy, vendido por US$ 4.
Para os usuários Apple, uma versão desktop do ChatGPT foi lançada para usuários pagos e, em breve, estará disponível para todos. Para os usuários de Windows, só resta esperar.
Já o Google anunciou um concorrente para o Sora chamado Veo, um modelo de IA que cria vídeos em 1080p de até um minuto de duração.
O YouTube terá questionários gerados por IA ao final dos vídeos para testar os conhecimentos dos espectadores em vídeos educacionais.
O Gemini estará presente no Gmail, resumindo, pesquisando e redigindo e-mails, além de executar tarefas mais complexas.
Em breve, será possível criar os Gems, assistentes pessoais personalizados com o seu próprio tom de voz.
Por que isso é quente?
Resumindo: novidades que não despertam entusiasmo.
O mais curioso sobre IA é como ela pulou as etapas do funil de vendas devido ao alvoroço do FOMO (medo de perder uma novidade), indo direto para a consideração da solução e decisão de compra. Se perguntar para metade das pessoas que usam o ChatGPT ou qualquer outro chatbot, dificilmente elas saberão responder o que estão fazendo.
Na velocidade com que tudo está evoluindo, essa deveria ser a próxima atualização das empresas: se preocupar em educar os usuários no uso de suas ferramentas.
🏡 Tendência — Por que os millennials estão reformando seus apartamentos alugados?
Às vezes vejo algumas pessoas reclamando sobre como é difícil entender as gerações. No entanto, elas sinalizam o tempo todo o que estão pensando. O que você perdeu enquanto estava de olhos fechados:
Um grande segredo das últimas gerações: estão financeiramente quebradas. Por vários motivos, entre eles estão as altas taxas de juros, aumentos de preços, altas dívidas e salários que não acompanham a inflação.
Com isso, os millennials estão optando por tornar o aluguel mais aconchegante, reformando seus apartamentos permanentemente. Uma pesquisa da Apartment List de 2022 descobriu que 25% dos millennials esperam alugar para sempre.
Alguns conseguem gerar um fluxo de receita documentando suas reformas nas redes sociais e se tornando virais, como a Jhenny Keller.
Por que isso é quente?
Se o seu público inclui pessoas das gerações Z e Y, então, sim, é importante que você estude como elas se comportam. Hoje, com o social listening, é possível traçar perfis com base em comportamento de consumo.
Parece loucura reformar apartamento alugado, mas quando o sonho da casa própria parece muito distante, quase impossível, permanece a mentalidade de investir em ambientes que despertam alegria no agora.
Se o futuro é incerto, as gerações vão buscar algo que possibilite estabilidade e alegria no presente. Isso explica a troca da faculdade pelo curso técnico, o desejo pelo trabalho remoto, a prioridade em viagens e assim por diante.

Créditos: Samsung
📺 Publicidade — Samsung responde ao erro da Apple com comercial
A Samsung ganhou um dos maiores presentes do século XXI: a oportunidade de responder a um raro erro da Apple. Se liga no que aconteceu:
Na semana passada, falei aqui sobre o comercial da Apple e a reação do público criativo.
Esta semana, em um movimento rápido, a Samsung publicou um comercial de 43 segundos que mostra uma moça caminhando pelos destroços, em um cenário que se assemelha ao vídeo da Apple. Em seguida, ela pega um violão quebrado, mostra uma partitura no Galaxy Tab S9 e começa a dedilhar. O vídeo encerra com a frase "A criatividade não pode ser esmagada" e o modelo do tablet + tecnologia de IA.
Assim como a Apple, a Samsung publicou o vídeo apenas no X e no YouTube. No YouTube, o vídeo consta como não listado e já acumula 1 milhão de visualizações.
O diretor-executivo de criação da BBH USA, Estefanio Holtz, comentou: “É sobre a humanidade, e o tablet é apenas uma ferramenta que a ajuda a tocar as notas. Fomos na direção oposta para lembrar às pessoas, à medida que passamos por inovações tecnológicas, que não podemos deixar a humanidade para trás”.
Por que isso é quente?
A Samsung fez um favor para a Apple: trouxe novamente os holofotes para a marca enquanto os consumidores se digladiam para decidir qual é a melhor.
Eventos como esse são raros e impossíveis de planejar, então é preciso agir rapidamente quando a oportunidade de viralidade bate à porta. A memória da internet é muito curta.
O que a Samsung fez poderia ter sido feito também por um museu, uma loja de instrumentos, uma galeria de arte, basicamente por qualquer um que tenha sido prensado pela Apple.
🔥 O que andou aquecendo por aí:
Apple: Está trabalhando no iOS 18. A ideia é tornar o iPhone mais produtivo, incluindo transcrição de IA em tempo real para comando de voz e notas.
TikTok: Perdeu a noção de tempo? A rede está trabalhando para aumentar a duração de seus vídeos para 60 minutos.
Instagram: O chefe da rede, Adam Mosseri, confirmou que reels com mais de 90 segundos podem prejudicar a distribuição. Como sempre, ele não explicou o porquê.
Google: Está lançando o Gemini para melhorar os resultados de pesquisa nos EUA. Ao fazer uma pesquisa de "3 receitas fáceis para um jantar", o mecanismo de pesquisa vai te trazer fotos das receitas e um resumo de IA de várias fontes.
YouTube: Apresentou no Brandcast a opção de anúncios ignoráveis. Nada mais é do que comerciais comuns, como já acontece na TV, presentes entre a programação do YouTube e canais de criadores, com QR code.
Caso você seja novo (a):
Minha missão é reduzir o barulho gerado pelo excesso de informação, engajando na criação de um ambiente mais criativo por meio da curadoria e criação de conteúdo de valor.
Como posso te ajudar:
Acesse gratuitamente a caixa de ferramentas para sobreviver ao digital.
Acesse gratuitamente o board de referências para se inspirar.
Acesse gratuitamente o template de notion do Linkedin para começar a criar.
Acesse a playlist da Gossip Marketing
Procurando um profissional de marketing para a sua empresa? Entre em contato para patrocinar sua vaga.
❤ Compartilhar é se importar
Não seja a pessoa mesquinha que retém a informação só para si.
Se essa edição ampliou o seu repertório ou trouxe novas perspectivas, retribua isso para outra pessoa compartilhando.
Se você gostou desta edição, deixe-me saber nos comentários ou respondendo esse e-mail. Te vejo na próxima segunda!
Reply