• Gossip Marketing
  • Posts
  • As marcas estão usando essas estratégias para atrair e engajar público

As marcas estão usando essas estratégias para atrair e engajar público

Na edição 95o da Gossip Marketing: Estratégias de engajamento de marca, TikTok influenciando viagens e muito mais...

Olá, humano! Estou sempre em busca da melhor curadoria, e quando não encontro algo que vale o seu tempo, o jeito é seguir em um modelo reduzido. Essa música ajudou minha semana a ser mais produtiva (não me julgue). Bora pra mais uma edição?

Resumo para preguiçosos:

  • Estratégias de engajamento de marca

  • TikTok influenciando viagens

🕹 Marcas - As marcas estão usando essas estratégias para atrair e engajar público

Em breve, as marcas vão precisar aumentar seus orçamentos para acomodar novas formas autênticas e criativas de alcançar e engajar seus públicos. O que está acontecendo?

  • As marcas têm investido cada vez mais na viralidade para captar a atenção, focando em estratégias onde ela já existe, em vez de tentar conquistá-la do zero.

  • Desafios: A marca de laticínios Stonyfield está lançando uma campanha intitulada "Desafio eleitoral sem toxinas", na qual 100 consumidores poderão ganhar US$ 1.000 ao se comprometerem a ficar fora das redes sociais durante o mês de outubro. A ação visa contribuir para um ambiente digital menos tóxico.

  • Minijogos: Do streaming à plataforma de empregos, parece que todo mundo decidiu que é uma boa ideia incluir jogos na jornada de compra. O LinkedIn lançou uma coleção de jogos de quebra-cabeça que oferece uma breve pausa mental durante o expediente. O YouTube, por sua vez, apresentou os "Playables" – anúncios interativos que dão aos usuários a chance de jogar um minigame antes de começar a assistir ao vídeo. Até a Netflix entrou no mercado de games, com minijogos inspirados em seus programas mais famosos.

  • Ferramentas: São uma maneira agradável de resolver pequenos problemas do seu público-alvo, ao mesmo tempo em que demonstram sua solução e geram leads. Exemplos incluem o gerador de QR code da Wiz e o avaliador de sites do HubSpot.

Por que isso é quente?

Está custando muito caro ter atenção. A publicidade está sendo ignorada, as marcas estão se despersonalizando para seguir o hype, e isso só aumenta o desejo de reduzir o ruído.

O Mr. Beast hackeou seu crescimento investindo em desafios bonificados. Eles são ótimas iscas de engajamento, além de manter sua marca no centro das atenções. Mas é preciso tomar cuidado para alinhar os desafios com os valores que sua marca defende.

Os jogos são um verdadeiro vício para prender a atenção das pessoas no seu site ou app. Eles não só fazem o público ficar mais tempo navegando (pontos extras para seu SEO 👀), como também criam uma onda de desafios e compartilhamento de pontuações.

E, por último, as ferramentas são uma estratégia que fornece valor instantâneo, exibe sua tecnologia e ainda leva os usuários a desejarem naturalmente ter mais (ou seja, seu produto completo).

✈ Redes Sociais - O TikTok está moldando o processo de compra e descoberta de viagens

O Google que se cuide, porque está perdendo espaço em mais um nicho para o TikTok: viagens. Mas por que as pessoas decidiram que é uma boa ideia procurar viagens por lá?

  • Já faz um tempo que o TikTok ampliou seu papel de uma simples rede de entretenimento para um motor de busca. Segundo uma pesquisa interna feita pela própria plataforma, 83% dos usuários encontram destinos de viagem que não haviam considerado antes, e 60% de fato visitaram esses lugares. 

  • Além disso, 67% dos usuários buscam conteúdo de viagem intencionalmente, garantindo que a aba For You continue indicando conteúdo relacionado.

  • Há também uma relação intergeracional nesse tipo de conteúdo. Enquanto a geração Z cria a maior parte dos vídeos, pessoas acima de 45 anos são as que mais assistem (o que faz sentido, já que são elas que geralmente têm mais renda para viajar). 

  • A plataforma tem influenciado muitos viajantes a explorar destinos menos conhecidos, e marcas como Booking.com e Expedia estão aproveitando essa tendência, criando conteúdos para promover esses destinos alternativos.

  • A Southwest Airlines também vê tanto valor no TikTok que lançou uma nova campanha publicitária com a presença de criadores, permitindo que os usuários comprem passagens aéreas diretamente pelo aplicativo.

Por que isso é quente?

Isso soa como música para os ouvidos dos nômades digitais? Com certeza! Boa parte das pessoas que buscam viajar pelo mundo o faz por meio da criação e monetização de seus conteúdos.

E o momento não poderia ser mais propício: o algoritmo do TikTok favorece a descoberta, sem se importar com o número de seguidores, o desejo por viagens está intensificado no pós-pandemia e a plataforma funciona cada vez mais de forma eficiente como um mecanismo de busca.

Esse impulso do TikTok no nicho de viagens se dá pela possibilidade de interação direta, com comentários e compartilhamentos instantâneos, algo mais humano e próximo do que os tradicionais blogs de viagem. Além disso, conforme a pesquisa na plataforma melhora, fica mais fácil encontrar milhões de vídeos gerados pelos usuários sobre qualquer destino.

Com as marcas enxergando essas possibilidades na rede, torna-se cada vez mais viável rastrear a efetividade dos anúncios e até integrar compras diretamente no TikTok, como fez a Southwest.

🔥 O que andou aquecendo por aí:

Telegram: continua com seu CEO, Pavel Durov, preso na França, porém a plataforma está tentando evitar riscos ao lançar a capacidade de denunciar conteúdo abusivo.

VMA: a premiação musical da MTV deu aos espectadores a oportunidade de votar em seu artista favorito pelo WhatsApp.

Apple: está permitindo que os desenvolvedores entrem em contato com clientes antigos para ofertas de reconquista, com o objetivo de fazê-los renovar assinaturas.

OpenAI: lançou um modelo de "raciocínio", conhecido como Strawberry, que pode, supostamente, fazer cálculos matemáticos complexos e verificar fatos por conta própria.

YouTube:está lançando adesivos "adicione o seu", permitindo que criadores comentem em um short em alta com seu próprio vídeo.

Caso você seja novo (a): 

Minha missão é reduzir o barulho gerado pelo excesso de informação, engajando na criação de um ambiente mais criativo por meio da curadoria e criação de conteúdo de valor.

Como posso te ajudar: 

❤ Compartilhar é se importar

Não seja a pessoa mesquinha que retém a informação só para si.

Se essa edição ampliou o seu repertório ou trouxe novas perspectivas, retribua isso para outra pessoa compartilhando.

Se você gostou desta edição, deixe-me saber nos comentários ou respondendo esse e-mail. Te vejo na próxima segunda!

Reply

or to participate.