• Gossip Marketing
  • Posts
  • Por que a mudança na OpenAI pode ser um risco para a humanidade?

Por que a mudança na OpenAI pode ser um risco para a humanidade?

Na edição 96o da Gossip Marketing: OpenAI muda estrutura societária, Twitch e Amazon criam jogo, caso Tallis Gomes e muito mais...

Olá, humano! Eu tentei por tudo escrever uma edição na semana passada, mas um cansaço de alma me tomou. Por isso, escolhi um momento de pausa, viajei para descansar e agora estou por aqui outra vez. Enquanto eu estive off, muitas coisas que já passaram do tempo aconteceram, porém não poderia deixar de comentar sobre. Aperta o play nessa música e vamos para mais uma edição.

Já reparou no quanto a collab entre marca e estética da cidade pode ser algo poderoso?

Resumo para preguiçosos:

  • OpenAI muda estrutura societária

  • Twitch e Amazon criam experiência de marca em jogo

  • Tallis Gomes coloca empresa em risco com marketing do fundador

🤖 IA – Por que a mudança na OpenAI pode ser um risco para a humanidade?

Em breve, o mundo terá outro bilionário para odiar, além do Elon Musk. Sam Altman, o CEO da OpenAI, também conhecido como "o cara do ChatGPT", está por trás da maior mudança na direção da empresa. O que rolou?

  • A empresa tinha um duplo conselho: uma parte majoritária (sem fins lucrativos) e outra minoritária (com fins lucrativos). Quando Altman renunciou pela primeira vez e, logo em seguida, retornou, essa divisão foi renegociada até chegar ao formato atual: uma empresa estritamente com fins lucrativos.

  • Não aleatório, Sam Altman vai, pela primeira vez, assumir o controle acionário da empresa, uma decisão que deve render a ele nada menos que US$ 150 bilhões.

  • Essa mudança na estrutura corporativa dá aos investidores muito mais vantagens. E tudo isso está acontecendo em meio a uma rodada de captação de US$ 6,5 bilhões – sim, a maior rodada de investimentos dos últimos tempos. 

  • Esses acontecimentos também provocaram a saída da CTO Mira Murati (que assumiu como CEO provisória quando Altman saiu), do diretor de pesquisa Bob McGrew e do VP de pesquisa Barret Zoph.

Por que isso é quente?

A saída de Altman em novembro de 2023 foi causada pelo modelo societário. Na época, o conselho majoritário (sem fins lucrativos) barrava todas as tentativas dele de acelerar os projetos da empresa. Ele só retornou com a promessa de mudanças – e conseguiu o que queria.

Assim como seus concorrentes xAI e Anthropic, a OpenAI ainda precisa mostrar que pode ter um impacto positivo na sociedade. Mas claramente, essa não será a prioridade, e pode demorar alguns anos para isso acontecer.

Para o bem ou para o mal, a OpenAI tem tudo que uma empresa gostaria de ter: muito poder, dinheiro e influência, removendo todas proteções que existiam para o desenvolvimento de seus sistemas.

Claramente a sociedade está ameaçada, já que toda a treta anterior foi causada pelo time de pesquisa e tecnologia, que era contra Altman. E agora, com esse time fora da empresa, Altman ficou com ainda mais poder e dinheiro.

Pelas cartas na mesa, tudo indica risco. Mas só vivendo e acompanhando os próximos capítulos para descobrir o que vai acontecer.

🕹 Jogos - Twitch e Amazon criam nova experiência de marca no Fortnite

A trinca Amazon, Twitch e Fortnite estão se unindo para transformar a experiência de marca em algo jogável. Por que essa parceria tem tudo para dar certo?

  • Amazon e Twitch juntaram forças para lançar uma nova experiência dentro do Fortnite, chamada The Glitch. Descrita como uma galáxia integrada de mundos jogáveis personalizados por marcas, o jogo permite que as empresas criem seus próprios universos e posicionem produtos de maneira a contar histórias.

  • Desenvolvido pela Look North World (liderada pelo cocriador de Halo, Alex Seropian), The Glitch é um combate entre duas equipes, cujo desafio é a eliminação. 

  • E como as marcas entram nessa jogada? A Domino’s (sim, a pizzaria) e a Peloton (de equipamentos de ginástica) são algumas das primeiras parceiras a ter seus próprios mundos dentro do jogo. E cada detalhe foi pensado com cuidado — por exemplo, os jogadores podem recuperar sua saúde ao comer uma fatia de pizza.

  • A Twitch convocou vários de seus principais streamers para transmitirem suas partidas e, assim, explicar tanto para os jogadores quanto para as marcas como podem aproveitar ao máximo o jogo.

Por que isso é quente?

A Amazon tem feito um trabalho contínuo e sorrateiro no mundo dos games. Não é nada surpreendente vê-la nesse projeto. Ainda não está totalmente claro qual será seu papel ativo nessa parceria, mas pelo histórico, é de se esperar que ela se torne uma intermediária na venda de publicidade.

Essa iniciativa surge num momento em que a publicidade tradicional está cansada. O product placement (inserção de produtos em cenas) ainda é uma estratégia importante para o reconhecimento de marca, mas muitas vezes falta intenção. Criar um universo onde as marcas possam literalmente fazer parte da ação pode ser a melhor jogada para conquistar um público jovem.

O convite ao Alexander Seropian, trazendo sua expertise de Halo, mostra a intenção de criar algo não intrusivo, permitindo que as marcas participem de forma autêntica. Além disso, tudo foi pensado como um loop perfeito: jogar, transmitir e ter fãs assistindo às transmissões.

Recentemente, o Roblox também deu um passo nesse sentido, firmando uma parceria com a Shopify, permitindo que os usuários busquem e comprem produtos dentro do jogo.

🤐 Marcas - Caso Tallis Gomes: Por que o marketing do fundador pode ser uma oportunidade ou risco para as marcas?

Aconteceu de novo. Para a surpresa de zero pessoas, Tallis Gomes "abriu a boca" mais uma vez para verbalizar uma opinião polêmica. O que rolou?

  • Como de costume, o fundador do G4 abriu uma caixinha no Instagram para responder aos seguidores, e uma das perguntas questionava: "Se sua mulher fosse CEO de uma grande companhia, vocês estariam noivos?"

  • A resposta de Tallis deu início a um efeito dominó catastrófico: "Deus me livre de mulher CEO. [...] O mundo começou a desabar exatamente quando o movimento feminista obrigou a mulher a fazer papel de homem." Leia a resposta na íntegra.

  • A partir daí, a internet explodiu em oposição à fala do empresário. A repercussão foi tão grande que ele foi removido do conselho da Hope, marca de lingerie, e, em seguida, renunciou ao cargo de CEO da G4, sendo substituído por Maria Isabel, ex-CEO da Singu.

  • Essa não é a primeira vez que o empresário emite uma opinião controversa. Anteriormente, ele afirmou que as empresas que gerenciam têm jornadas de trabalho de "70 a 80 horas semanais". A fala fez o Ministério Público do Trabalho abrir 3 inquéritos para investigar as empresas.

Por que isso é quente?

O "marketing do fundador" tem sido uma tendência comum entre as marcas. Vários CEOs, fundadores e executivos vêm se posicionando com suas marcas pessoais em busca de gerar relevância e aumentar o alcance do CNPJ. Se, por um lado, um rosto traz familiaridade e conexão, por outro, todo o modelo de negócio da marca fica vulnerável à reputação de seu representante. Isso pode ser mais arriscado do que o modelo tradicional, no qual a marca depende exclusivamente da sua própria imagem. 

O apelo ao discurso polêmico é uma estratégia de posicionamento frequentemente usada para atrair viralização, que posteriormente pode se converter em vendas. Essa tática vem sendo usada por Marçal nas eleições e, muitas vezes, foi a marca registrada de Tallis Gomes. (dá um quentinho saber que todo excesso uma hora tem fim)

Embora o comentário diga respeito à vida pessoal e opinião individual, o empresário negligenciou sua posição de destaque em uma das maiores escolas de formação de líderes, onde temas como diversidade e equidade deveriam ser centrais nas discussões.

🔥 O que andou aquecendo por aí:

YouTube: agora vai exibir um anúncio sempre que você pausar um vídeo na plataforma. (Pronto, virou plataforma de filme pirata, só pode!)

Tumblr: é uma das plataformas herdeiras do Twitter. A plataforma relatou um aumento de 350% no número de usuários após o X ser banido do Brasil.

TikTok: está lançando uma ferramenta de "assinaturas" para criadores dentro da plataforma.

Google: está reconhecendo os criadores de conteúdo como fontes confiáveis nos resultados de pesquisa. (Isso não é nada pra quem já considera o Reddit uma fonte confiável 🤭)

Reddit: está lançando tradução automática com IA para 35 novos países. (A plataforma é um ótimo fórum para resolver problemas e buscar opiniões sinceras. Trazer essa acessibilidade de comunicação com outros países é perfeito, já que o maior uso da rede é de fora do Brasil.)

Caso você seja novo (a): 

Minha missão é reduzir o barulho gerado pelo excesso de informação, engajando na criação de um ambiente mais criativo por meio da curadoria e criação de conteúdo de valor.

Como posso te ajudar: 

❤ Compartilhar é se importar

Não seja a pessoa mesquinha que retém a informação só para si.

Se essa edição ampliou o seu repertório ou trouxe novas perspectivas, retribua isso para outra pessoa compartilhando.

Se você gostou desta edição, deixe-me saber nos comentários ou respondendo esse e-mail. Te vejo na próxima segunda!

Reply

or to participate.