Como será o futuro do conteúdo depois da IA?

Na edição 56o da Gossip Marketing: Futuro do conteúdo com IA, lançamento de GTA VI, falha do TikTok em substituir Hollywood e muito mais...

Oi, humano! Ainda bem que eu escrevo sobre marketing, porque é impossível ler três notícias de interesse público sem ficar depressivo com o mundo desmoronando. Acabei de descobrir este artista e estou obcecada. Bora pra mais uma news? 

Resumo para preguiçosos:

  • Futuro do conteúdo depois da IA

  • Trailer do lançamento de GTA VI

  • TikTok falou em substituir Hollywood 

Imagens de Aitana - Crédito: Euronews

🤖 IA - Como será o futuro do conteúdo depois da IA?

Segundo o CEO da Metaphysic, "nos próximos 10 anos, o conteúdo que consumimos será 90% gerado por IA". Isso é realmente possível?

Parece que sim. Alguns casos:

  • Metaphysic: a empresa ajuda criadores de todos os tamanhos criando um banco de ativos digitais (dados faciais e voz) e replicando em uma versão de IA. Dessa forma, ela registra os direitos autorais e ainda licencia um portfólio do criador para uso de terceiros. Ela ficou conhecida quando criou uma conta no TikTok baseada em um deepfake do Tom Cruise.

  • The Clueless: é uma agência europeia responsável por criar Aitana, uma modelo de IA. Depois de quase quebrar por problemas com influenciadores, eles optaram por uma versão digital que hoje rende até 10 mil euros por mês. Eles planejaram a personalidade da modelo baseado no gosto popular da sociedade, tendo até recebido convites de jantar de celebridades que não sabiam da sua inexistência. A agência recebe inúmeros pedidos de marcas para criar uma modelo próprio de acordo com os valores da marca.

Por que isso é quente?

O conteúdo, da forma como conhecemos hoje, em que o criador posta e sai correndo nas mídias em que se posiciona, poderá facilmente ser substituído por uma versão de IA do próprio criador. Além disso, as marcas poderão licenciar a IA de um criador para agir conforme suas diretrizes de marca ou criar seu próprio avatar de IA.

Se pensarmos que a Lu, da Magazine Luiza foi criada em 2003, o que observamos agora é o poder de escala de uma ideia validada ao longo de 20 anos.

Seguindo a linha de pensamento da news anterior, em um mundo inundado por conteúdo de IA, os criadores que se dedicarem à construção de uma comunidade e proporcionarem acesso real às suas vidas e ao seu tempo custarão mais caro do que custam hoje.

🎮 Jogos - GTA VI promete ser o próximo lançamento a parar a internet

Não é Barbie, não é Eras Tour, mas é o próximo lançamento que vai parar a internet. Estou falando do trailer de GTA VI divulgado nesta semana pela Rockstar, com previsão de lançamento para o dia 5 de dezembro, às 9h. (Ufa, ainda bem que não serei eu brigando com eles pela sua atenção no dia.)

Por que desse rolê?

  • O último e bem-sucedido lançamento da Rockstar foi em setembro de 2013 com GTA V. A franquia faturou US$ 800 milhões em vendas globais no primeiro dia. Dez anos depois, é o segundo jogo mais vendido, perdendo apenas para Minecraft.

  • A Take-Two, controladora da Rockstar, experimentou um crescimento de 31% este ano em suas ações pelo simples burburinho do lançamento do GTA VI em 2024.

  • No ano passado, a Take-Two sofreu o maior vazamento da história dos jogos. Um hacker postou 90 clipes inéditos do GTA VI, mas o que deveria ser algo ruim só aumentou ainda mais as expectativas de fãs (e investidores) para o lançamento.

  • O anúncio do trailer no perfil da Rockstar rendeu mais de 10 milhões de visualizações nas primeiras horas de publicação.

Por que isso é quente?

Diferentemente de Barbie, o marketing da Rockstar não foi muito além de uma tuitada, como tem sido ao longo dos anos. O sucesso do jogo não depende das ações publicitárias da marca. O reconhecimento de marca vem em boa parte de UGC (conteúdo gerado pelo usuário).

No entanto, ela vai na contramão de outras franquias, pois enquanto algumas focam em lançar muitas edições em sequência, GTA foca em melhorar o lançamento existente. Ou seja, o foco é 100% no produto.

GTA V, por exemplo, recebe atualizações de conteúdo com frequência, levando em consideração o feedback da comunidade. Os gráficos, o modo multiplayer, enredo e trilha sonora são alguns dos elementos que fazem os fãs afirmarem ser um dos melhores jogos já feitos.

📺 Redes sociais - TikTok falhou em substituir Hollywood

Que o TikTok é febre para viralização, todo mundo sabe. Mas uma galera resolveu trocar os telões pela rolagem vertical.

Como assim?

  • Paramount: Prestes a lançar seu remake de "Meninas Malvadas", o estúdio decidiu inovar publicando a versão de 2004 em 23 partes no TikTok para alcançar as gerações mais jovens.

  • Cobell Energy: É uma série de conscientização ambiental pensada exclusivamente para o TikTok da organização sem fins lucrativos, Yellow Dot Studios. O primeiro longa focado exclusivamente para a rede alcançou 14.400 visualizações no seu episódio piloto e 650 seguidores para o perfil.

  • Pirataria: É algo comum na rede devido à monetização. Algumas contas estão publicando trechos de filmes de sucesso cortados em várias partes.

Se a receita do streaming já torna difícil a competição com Hollywood, que dirá a monetização das redes sociais.

Por que isso é quente?

Em termos de orçamento, é impossível competir com Hollywood neste momento. Porém, o TikTok continua efetivo como canal de distribuição para levar da tela pequena para os telões.

No futuro, pode ser promissor utilizá-lo como uma mídia principal, isso porque pesquisas recentes apontam que a taxa de crescimento dos criadores de vídeo longo é maior que a do formato curto. Além do consumo dos usuários que passam metade do tempo assistindo vídeos com mais de 1 minuto.

Antes de enfrentar Hollywood, o TikTok tem um inimigo mais próximo: o YouTube. Hoje a rede tem a vantagem de expandir a visualização para outros dispositivos (TV e Tablet), e seus criadores já possuem maturidade para iniciar uma série na rede e licenciar para streaming.  

🔥 O que andou aquecendo por aí:

Instagram: liberou para qualquer pessoa baixar os clipes do Reels contendo uma marca d'água, obviamente.

Hyundai: vai permitir que qualquer pessoa compre carros pela Amazon. Será que eles serão entregues no tempo hábil da Amazon? Ou melhor, alguém vai aderir?

LinkedIn: está implementando um novo sistema de detecção baseado em IA para identificar conteúdo que viola as práticas da rede. (Está ficando cada dia mais difícil para os gurus.)

TikTok: agora permite adicionar vídeos de fãs em destaque no perfil. Além disso, a rede criou cards para dar ideias de conteúdo aos anunciantes.

Amazon: acaba de lançar seu próprio gerador de imagens de IA chamado Titans.

👀 De olho na vaga internacional

Criador de conteúdo: o Nasdaily está contratando duas estrelas para se juntar a eles na gravação de vídeos para seus canais. 

Videomaker: para as redes sociais do Starbucks. Essa é uma oportunidade híbrida para trabalhar em Seattle

Designer: de thumbs para o canal Top Luxury.

Roteirista: para o canal Above the rim com excelente habilidade de contar histórias, experiência com NBA ou canal de esportes é um diferencial. 

Estrategista: de conteúdo para ajudar com ideias para retornar à inatividade do canal do Le Roi RK.

❤ Compartilhar é se importar

Não seja a pessoa mesquinha que retém a informação só para si.

Se essa edição ampliou o seu repertório ou trouxe novas perspectivas, retribua isso para outra pessoa compartilhando.

Se você gostou desta edição, deixe-me saber nos comentários ou respondendo esse e-mail. Te vejo na próxima segunda!

Reply

or to participate.