- Gossip Marketing
- Posts
- Por que o TikTok e a Meta querem que você pague para rolar o feed?
Por que o TikTok e a Meta querem que você pague para rolar o feed?
Na edição 48o da Gossip Marketing: Feed de social pago, dublês digitais, testando filmes no TikTok e muito mais...
Olá, humano! Trago uma comemoração coletiva: essa semana eu entro de férias. Por isso, proponho um brinde com essa música. Bora pra mais uma edição?
Resumo para preguiçosos:
Meta e TikTok testando feed pagos
Avatares digitais de IA
Paramount testando filmes no TikTok
💸 Redes sociais - Por que o TikTok e a Meta querem que você pague para rolar o feed?
Às vezes, sinto que o trabalho do marketing é criar problemas que não existem para vender a solução desses problemas. Por exemplo, o que você acha de pagar uma assinatura para não ver anúncios nas redes sociais?
Bem, é exatamente isso que a Meta e o TikTok estão propondo. A decisão da Meta veio depois do bloqueio da Lei da UE, que motivou a empresa a cobrar até US$ 14 por mês (mais caro que streaming 😱) para navegar sem anúncios no Instagram e Facebook, como forma de suprir a lacuna de receita da empresa depois da restrição. Já o TikTok está realizando o teste fora dos EUA e prevê uma cobrança de US$ 4,99, sendo que não está incluso barrar campanhas de marketing de criadores individuais.
Por que isso é quente?
Tecnicamente, as redes não querem que você migre para uma assinatura sem anúncios, porque a receita de anúncios é de longe a galinha dos ovos de ouro. O que eles estão tentando, na verdade, é diversificar a receita para não ficarem tão expostos a mudanças que possam prejudicar a principal fonte de renda. Quando se tem um modelo baseado em anúncios, a luta pela atenção é constante, então o esforço para manter o usuário engajado é maior. O LinkedIn é o exemplo de uma rede que não depende exclusivamente de anúncios, e por isso, ele tem mais liberdade para fazer o que quiser com seu algoritmo, inclusive reduzir os posts virais e focar mais no engajamento social da comunidade. Não é à toa que ele vem sendo a rede queridinha...
🤖 IA - E se você pudesse seguir um influenciador que nunca dorme?
Imagine se, em vez de receber esta newsletter uma vez por semana, você pudesse recebê-la exatamente na hora em que precisasse, com notícias e insights baseados no seu desafio atual? Será que a IA será capaz disso?
Ninguém sabe onde isso nos levará, mas o fato é que muitas empresas estão testando como ser úteis com IA. Veja o que está acontecendo enquanto você lê isso:
O ChatGPT já pode ver, ouvir e falar. Além disso, está ainda mais realista graças a cinco vozes personalizadas que ele recebeu.
Meta, TikTok e Snap incorporaram IA em seus recursos recentes para que as pessoas possam usá-la em suas fotos e vídeos. Além disso, Meta e Snap dedicaram um chatbot orientado para a personalidade que foi baseado em 28 celebridades (Meta).
Por que isso é quente?
Para quem já assistiu ao documentário "The Future Of" na Netflix, sabe que um dos usos da IA será "reviver" pessoas que já morreram por meio do uso de voz e imagem artificial. E se isso for além, permitindo criar dublês virtuais que nunca dormem enquanto o criador original tira o sono da beleza? Bem, se as pessoas podem seguir influenciadores digitais, elas também podem gostar de simulações de celebridades criadas por meio de IA para interagir com elas 24 horas por dia, certo? Imagine também um grande banco de dados de conteúdo sobre algum influenciador compilado em um serviço de assinatura para reprodução ininterrupta? Pois é, as possibilidades de renda passiva foram atualizadas.
🎞 Filme - A Paramount está testando o poder de um filme no formato curto do TikTok
Em uma das edições anteriores, discutimos sobre a pirataria de filmes no TikTok. A Paramount agiu rapidamente e decidiu verificar se o sucesso de "Meninas Malvadas" ainda está em alta com a nova geração. E os resultados?
O 3 de outubro é a famosa data mencionada no filme e também o dia que a Paramount escolheu para lançar "Meninas Malvadas", um sucesso de 2004, em 23 partes no TikTok. Embora o filme esteja programado para ganhar um remake previsto para lançamento em 12 de janeiro, faz sentido verificar primeiro se o público realmente deseja isso. O perfil no TikTok já possui 167,2 mil seguidores, 2,3 milhões de curtidas e também se tornou trend topic no Twitter. Naturalmente, todo esse movimento levou as pessoas a assistirem novamente ao filme completo.
Por que isso é quente?
Uma das vantagens das redes sociais é servir como um laboratório de testes. Desde pequenos criadores até grandes estúdios, é sempre válido buscar o feedback do público antes de investir tempo e recursos em algo que eles não desejam consumir. O remake de "Meninas Malvadas", por exemplo, passou no teste de despertar o interesse, indo além do lançamento no Paramount+ para ir às telas do cinema. Além disso, a estratégia permite criar um marketing de antecipação, aumentando o desejo do público até o lançamento oficial.
🔥 O que andou aquecendo por aí:
TikTok: a rede usará sua própria base de vídeos para alimentar um assistente criativo virtual por IA, com o objetivo de ajudar criadores e marcas na criação de vídeos e anúncios.
Spotify: quer mudar a forma como você descobre músicas. A plataforma está incorporando IA para gerar playlists a partir de prompts.
Bard: pretende tornar suas respostas personalizadas, lembrando detalhes fornecidos anteriormente.
Amazon: está lançando o projeto Nilo, uma espécie de vendedor de loja com profundo conhecimento, personalizado de acordo com os gostos individuais de cada cliente, alimentado por IA.
Pix: como o nome sugere, não se trata da nossa transferência instantânea aqui no Brasil, mas sim de um curador de entretenimento baseado em IA. O objetivo da plataforma é ajudar os usuários a escolherem o próximo filme com base em seus gostos pessoais. (Uau! Todas as notícias de hoje são sobre IA, acho que até eu cansei.)

1 ano de Gossip Marketing!
Estamos quase completando 1 ano de news e eu quero comemorar essa conquista junto com você. Para que eu possa ser assertiva no meu presente, gostaria de saber o que seria um grande presente para você:
❤ Compartilhar é se importar
Não seja a pessoa mesquinha que retém a informação só para si.
Se essa edição ampliou o seu repertório ou trouxe novas perspectivas, retribua isso para outra pessoa compartilhando.
Se você gostou desta edição, deixe-me saber nos comentários ou respondendo esse e-mail. Te vejo na próxima segunda!
Reply